Siqueira, Juliane EvelynGonçalves, Clézio RobertoLages, Rita Cristina Lima2022-04-042022-04-042020SIQUEIRA, J. E.; GONÇALVES, C. R.; LAGES, R. C. L. A questão da ortografia no processo de alfabetização: aspectos sociofonéticos. Cadernos de Pós‑Graduação em Letras, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 43-57, jan./abr. 2020. Disponível em: <http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/13143/10606>. Acesso em: 25 ago. 2021.1809-4163http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14831Este artigo se propõe a estudar os desvios ortográficos motivados por interferências fonéticas em crianças que estão em fase inicial de alfabetização, uma vez que o primeiro contato com a língua escrita muitas vezes acontece na escola. Os objetivos específicos deste trabalho visam classificar os tipos de desvios ortográficos coletados nos textos, analisar as motivações existentes nos desvios ortográficos e identificar o tipo de intervenção existente nos desvios ortográficos.pt-BRabertoA questão da ortografia no processo de alfabetização : aspectos sociofonéticos.The matter of orthography in the literacy process : socio-phonetic aspects.Artigo publicado em periodicoO periódico Cadernos de Pós‑Graduação em Letras permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1707>. Acesso em: 23 ago. 2021.