Fonseca, Marcus ViníciusRocha, Laura Fernanda Rodrigues da2020-09-102020-09-102019FONSECA. V.; ROCHA, L. F. R. da. O processo de institucionalização da lei nº. 10.639/2003 na Rede Federal de educação profissional, científica e tecnológica. Educação Em Revista, Belo Horizonte, v. 35, n. e187074, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100428&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 03 jul. 2020.1982-6621http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12719Este artigo tem como objetivo a elaboração de uma análise sobre o processo de institucionalização da educação das relações étnico-raciais nas escolas que compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para o encaminhamento da análise construímos alguns critérios de avaliação que tiveram como referência o documento relativo ao Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, de 2009. Estes critérios foram aplicados em uma análise que considerou o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de cada uma das instituições selecionadas a partir de perspectivas teóricas relativas à avaliação de políticas educacionais. Isso tornou possível a constatação de que há um nível muito baixo de institucionalização da educação das relações étnico-raciais nas escolas que compõe esta modalidade de ensino.pt-BRabertoEducação e relações étnico-raciaisPolítica educacionalO processo de institucionalização da lei nº. 10.639/2003 na Rede Federal de educação profissional, científica e tecnológica.The institutionalization process of law n. 10.639/03 in the network Federal the education professional, scientific and technological: an analysis from the institutional projects of the federal institutes and the federal centers of technological education.Artigo publicado em periodicoEste é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt). Fonte: o próprio artigo.https://doi.org/10.1590/0102-4698187074