Oliveira, Davidson Paulo AzevedoViana, Marger da Conceição VenturaRosa, Milton2016-08-182016-08-182013OLIVEIRA, D. P. A.; VIANA, M. da C. V.; ROSA, M. Um pouco de História das Funções: algumas sugestões de atividades práticas para a sala de aula. Bolema. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 27, p. 513-529, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2013000300012>. Acesso em: 07 ago. 2016.1980-4415http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6844Este artigo apresenta o produto educacional, um Caderno de Sugestões para a elaboração de atividades matemáticas pelos professores, que se originou de uma dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática defendida na UFOP. Esse estudo foi embasado em três teorias da Educação: a História da Matemática, os Fundos de Conhecimentos e a Pedagogia Culturalmente Relevante. Assim, descrevemos brevemente a estrutura desse caderno, as teorias que o fundamentaram, os objetivos que nortearam a sua elaboração, as maneiras de divulgação desse produto educacional e algumas considerações em relação ao desenvolvimento das atividades matemáticas curriculares que foram desenvolvidas com os participantes desse estudo.pt-BRabertoHistória da matemáticaProduto educacionalFundos de conhecimentoCulturally relevant pedagogyKnowledge backgroundsUm pouco de História das Funções : algumas sugestões de atividades práticas para a sala de aula.A Short History of Functions : some suggestions for practical activities in the classroom.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Bolema estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite a adaptação. Fonte: Bolema <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 set. 2019.http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2013000300012