Nogueira, Marlice de Oliveira eSilva, Luciano Campos da2023-08-212023-08-212022NOGUEIRA, M. de O. e; SILVA, L. C. da. Escolarização em áreas rurais: a distorção idade-série na ótica dos gestores. Estudos em Avaliação Educacional, v. 33, artigo e07289, 2022. Disponível em: <https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/7289>. Acesso em: 06 jul. 2023.1984-932Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17315O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou as condições em que ocorrem as situações de distorção idade-série entre estudantes que residem em territórios rurais. Foram analisadas as percepções de gestores escolares sobre esse fenômeno, em especial o modo como eles explicam sua ocorrência nas escolas. A metodologia utilizada foi qualitativa e envolveu a realização de entrevistas com os gestores de cinco unidades escolares. Os resultados indicam que, na ótica desses profissionais, dois conjuntos de fatores estariam na base do fracasso escolar dos estudantes: fatores extraescolares e fatores escolares, sintetizados como descompassos entre a modalidade de oferta escolar (currículos, tempos e espaços) e a realidade social e cultural vivenciada pelos estudantes em contextos rurais.pt-BRabertoDefasagem idade-sérieFracasso escolarEducação ruralEscolarização em áreas rurais : a distorção idade-série na ótica dos gestores.Escolarización en áreas rurales : la distorsión entre edad-año escolar desde la óptica de los gestores.Artigo publicado em periodicoEste é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY-NC. Fonte: PDF do artigo.https://doi.org/10.18222/eae.v33.7289