Ungheri, Bruno OcelliGontijo, Larissa Sepúlveda Rocha2022-10-142022-10-142021UNGHERI, B. O.; GONTIJO, L. S. R. Tutoria em tempos de distanciamento social: construção de saberes na formação inicial de professores de educação física. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 13, n. 27, p. 87-98, maio/ago. 2021. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/491>. Acesso em: 11 out. 2022.2176-4360http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15698O estudo em tela encontra guarida na formação inicial de professores de Educação Física, justificando-se pela necessidade de equidade no campo da profissionalidade docente. Por esse prisma, tem como objetivo compartilhar as estratégias delineadas no âmbito de um projeto de tutoria desenvolvido na graduação em Educação Física, buscando refletir sobre a mobilização e a construção de saberes na forma- ção inicial de futuros docentes. Para isso, adotou-se como premissa a epistemologia da prática profissional, tendo a observação participante como ponto focal do processo de análise que, em síntese, enquadrou as 15 semanas que compuseram o primeiro semestre letivo de 2020 no calendário acadêmico da Universidade Federal de Ouro Preto. Em função da conjuntura pandêmica imposta pelo novo Corona Vírus, o plano de trabalho original teve que ser revisto, o que não impediu a manutenção das atividades de tutoria. Foram de- senvolvidas três iniciativas de trabalho remoto junto aos tutorados, que se engajaram na empreitada, mas, com o passar do tempo, reduziram sua presença nos encontros. Verificou-se que a tutoria se sobressaiu como espaço formativo capaz de ampliar o lastro formativo dos professores em formação.pt-BRabertoPandemiaPandemicTutoria em tempos de distanciamento social : construção de saberes na formação inicial de professores de educação física.Tutoring in times of social distancing : construction of knowledge in the initial training of physical education teachers.Artigo publicado em periodicoO periódico Formação Docente permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1266>. Acesso em: 12 maio 2022.https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.491