Allain, Luciana ResendeCoutinho, Francisco ÂngeloSilva, Fábio Augusto Rodrigues e2017-08-042017-08-042013ALLAIN, L. R.; COUTINHO, F. A.; SILVA, F. A. R. e. Translações de interesse: impactos da regulamentação profissional brasileira para biólogos na identidade de professores de biologia. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 138-142, 2013. Disponível em: <http://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/296686>. Acesso em: 04 ago. 2017.2174-6486http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8425O objetivo deste texto é apontar, por meio do conceito de «translação de interesses» de Bruno Latour, os possíveis impactos de uma regulamentação recente referente à atuação profissional dos biólogos – a Resolução 213/2010 do Conselho Federal de Biologia (CFBio) - na formação e na identidade profissional de professores de Ciências e Biologia. Como bacharéis e licenciados são todos biólogos com as mesmas possibilidades de atuação, analisamos o referido documento e identificamos como as translações realizadas pelo CFBio tem influenciado não somente o mercado profissional do biólogo, mas também suas competências profissionais, impactando os currículos dos cursos de Ciências Biológicas e a formação e identidade de professores de Ciências e Biologia.pt-BRrestritoIdentidade docenteFormação de professoresCompetências profissionaisTranslações de interesseTranslações de interesse : impactos da regulamentação profissional brasileira para biólogos na identidade de professores de biologia.Artigo publicado em periodicohttp://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/296686