Moreira, Leandro MarcioSilva, Fábio Augusto Rodrigues eSouza, Gisele Rodrigues2017-03-222017-03-222016SOUZA, Gisele Rodrigues. O uso da agroecologia no ensino de ciências sob a perspectiva da extensão rural: uma proposta de manual de apoio didático-pedagógico aos professores. 2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7420Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta pesquisa foi realizada durante o desenvolvimento de um projeto de educação ambiental nas escolas urbanas municipais sobre as atividades de manejo integrado da elódea na Lagoa da Bagagem em São Gonçalo do Pará – MG. O objetivo principal foi criar um material paradidático sobre agroecologia, agricultura convencional e ecologia para apoio didático pedagógico aos professores sob a perspectiva da extensão rural, que os permitirá trabalhar conceitos científicos de forma contextualizada e participativa. Para a construção do material paradidático foi realizada uma pesquisa participativa com abordagem qualitativa como metodologia, o que proporcionou dados e conhecimentos para produzir um material mais adequado à realidade local. O público alvo foram quatro supervisoras e os alunos de duas escolas do Ensino Fundamental I. As atividades da pesquisa envolveram reuniões, palestra e entrevista com as supervisoras, palestra e concurso para os alunos. Os resultados mostraram que, inicialmente, houve dificuldade das supervisoras e professoras em abordarem temas científicos, problematizar a realidade e incorporá-la no currículo escolar. Porém, a medida que o projeto de educação ambiental foi se desenvolvendo e principalmente após a participação dos alunos, que demonstraram fortemente o interesse pelo estudo de temas locais e relacionados ao cotidiano da comunidade, identificamos fatores que repercutiram positivamente no desenvolvimento do projeto. Entre esses fatores destacamos: a associação da prática extensionista e a construção coletiva do conhecimento na escola a partir da problematização da realidade; descentralização e democratização dos processos de planejamento e execução do projeto; proposta interdisciplinar utilização de espaços não formais e a divulgação e socialização do projeto. Esses resultados subsidiaram a criação de um manual denominado "Agroe(s)cologia: agroecologia na escola", destinado aos professores, com sugestões de atividades teóricas-práticas, divididas em quatro grandes temas recorrentes no município: a Lagoa da Bagagem, solo e agricultura, fertilizantes e agrotóxicos.pt-BRabertoEcologia agrícolaExtensão ruralCiências - estudo e ensinoTaxonomia vegetal - elódeaLagoa da Bagagem - RSO uso da agroecologia no ensino de ciências sob a perspectiva da extensão rural : uma proposta de manual de apoio didático-pedagógico aos professores.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/02/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.