Franco, Marco Antônio MeloRodrigues, Paloma Roberta Euzebio2018-02-162018-02-162016 FRANCO, M. A. M.; RODRIGUES, P. R. E. O fazer pedagógico em contexto de inclusão: estratégias, ações e resultados. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 3, p. 1184-1197, jul./set. 2016. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7481>. Acesso em: 16 jan. 2018.1982-5587http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9543A investigação aqui proposta busca ir além do debate teórico sobre a inserção e a inclusão da criança no âmbito educacional. Ela volta-se para o trabalho pedagógico, em sala de aula, com a criança deficiente, no caso, a criança com paralisia cerebral. Trata-se de uma abordagem qualitativa que adota a pesquisa-ação como forma de compreender a realidade investigada e nela intervir, conjuntamente com os atores desse processo. Foi selecionada uma escola que possui no seu quadro discente crianças com paralisia cerebral. Acompanhou-se semanalmente, ao longo do período letivo, o processo de ensino e aprendizagem como forma de apropriação das rotinas, possibilitando assim, analisar, intervir e construir novas práticas pedagógicas, em conjunto com os sujeitos envolvidos. Como resultado, identificamos a construção, pelos docentes, de um olhar diferente sobre o processo de aprendizagem das crianças: a adoção de estratégias pedagógicas que consideram a individualidade dos sujeitos sem perder a dimensão do coletivo. Foram adotadas estratégias como a economia de escrita, reorganização dos espaços, mudança na forma de participação, adaptação curricular e de atividades, entre outras. Além disso, observamos um movimento conjunto dos profissionais da escola na implementação de ações que melhor acolham as crianças com deficiência.pt-BRabertoInclusãoEnsino-aprendizagemPrática pedagógicaO fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados.The pedagogical practices in inclusive context : strategies, actions and results.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Ibero-Ameicana de Estudos em Educação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Ibero-Ameicana de Estudos em Educação <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/index>. Acesso em: 12 mar. 2020.https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7841