Coutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoLebourg, Elodia Honse2015-05-222015-05-222015LEBOURG, Elodia Honse. Delicadas travessias: um estudo de caso sobre jovens em transição para o Ensino Médio no interior do Brasil. 2015. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2015.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5446Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Contribuindo com o debate sobre as juventudes em comunidades do interior do país, esta pesquisa analisou a situação de jovens que mudaram de ambiente escolar e social para ingressarem no Ensino Médio. Como objeto de estudo enfocou-se um grupo de estudantes do distrito de Lavras Novas que, após a conclusão do Ensino Fundamental na escola local, passou a estudar na sede do município, em Ouro Preto. Buscando-se compreender como perceberam o processo de transição para o Ensino Médio em um espaço prioritariamente urbano e diversificado cultural e socialmente, esta pesquisa qualitativa privilegiou metodologicamente a realização de entrevistas reflexivas com oito moças e rapazes que atualmente estudam em diferentes escolas de Ouro Preto. O material produzido a partir dessa interlocução foi analisado por meio da elaboração de perfis de configuração nos quais as informações obtidas sobre cada jovem foram organizadas individualmente, através das seguintes categorias de análise: trajetória escolar, sociabilidade entre pares, sociabilidade com professores e constituição do sujeito. Esta pesquisa trouxe importantes contribuições para os estudos sobre juventude, entre elas a constatação de que a transição para o Ensino Médio, especialmente para jovens do interior brasileiro, é um momento complexo, no qual se amplia a rede de sociabilidade e surgem novos desafios e problemas. Deste jovem é exigido que saiba se situar em um novo espaço, lidar com estímulos e realidades até então desconhecidos, fazer novas amizades e se relacionar de forma diferente com seus pares e seus professores. É um momento delicado de transição que merece, portanto, maior atenção por parte das famílias, das escolas e dos gestores públicos.pt-BRJuventudeSociabilidadeEscolaDelicadas travessias : um estudo de caso sobre jovens em transição para o Ensino Médio no interior do Brasil.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/05/2015 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.