Silva, Fábio Augusto Rodrigues eMoreira, Patrícia de AbreuSchettino, Ana Luiza2024-02-062024-02-062023SCHETTINO, Ana Luiza. Análise de uma proposta de sequência didática sobre a diversidade genética e sociocultural entre os moradores negros da cidade de Ouro Preto. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18055Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.O presente projeto teve como objetivo principal desenvolver uma sequência didática, pautada em temas relacionados à diversidade biossociocultural dos moradores negros de Ouro Preto, MG, para identificar o potencial do material e proporcionar oportunidades de aprendizado sobre diversidade genética e sociocultural entre jovens e adultos negros da cidade. Este progresso inclui a avaliação dos licenciandos que cursam a disciplina de práticas em ensino de genética como um de seus procedimentos, utilizando conteúdos das disciplinas de ciências e biologia e questões socioambientais relevantes para a área geográfica atingida pela SD. A pergunta que orientou essa pesquisa foi: como licenciandos do curso de Biologia avaliam um produto educacional voltado para a educação antirracista na cidade de Ouro Preto? A expectativa para esse produto educacional é que se possa oferecer um recurso educacional para trabalhar questões étnico-raciais a partir de uma perspectiva multicultural envolvendo a diversidade cultural presente no município. Dessa forma, seria possível subsidiar um processo de educação para valorização das várias culturas nas matrizes históricas e sociais brasileiras, permitindo que as histórias dos afrodescendentes e africanos sejam trabalhadas em sala de aula, inclusive nas que abordam temas científicos. Para que os temas de racismo, preconceito racial, características fenotípicas, sejam trabalhados de forma mais interessante e adequada, desenvolvemos uma proposta que pretende mobilizar aspectos da sociobiodiversidade da população preta ouro-pretana. Na avaliação dos licenciandos o produto educacional desenvolvido tem potencial para uma abordagem de ensino antirracista, trabalhando temas para superar definições de natureza biológica que restrinjam as compreensões sobre o conceito de raça, gene, cor, preconceito colocando na prática em sala de aula as leis 10.639/2003 e 11.645/2008.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/RacismoAntirracismoRelações raciaisGrupos étnicosOuro Preto - MGAnálise de uma proposta de sequência didática sobre a diversidade genética e sociocultural entre os moradores negros da cidade de Ouro Preto.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 22/01/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.