Corrêa, Hércules TolêdoMagalhães, Rosângela Márcia2022-09-212022-09-212022CORREA, H. T.; MAGALHÃES, R. M. Letramento literário dentro e fora da escola: a recepção de O olho de vidro do meu avô, de Bartolomeu Campos de Queirós. Conjectura: filosofia e educação (UCS), v. 27, p. 1-19, 2022. Disponível em: <http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/9328>. Acesso em: 06 jul. 2022.2178-4612http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15464Este artigo apresenta reflexões sobre o letramento literário a partir da recepção da obra O olho de vidro do meu avô, de Bartolomeu Campos de Queirós (2004), por meio da análise de depoimentos de leitores comuns (a literatura no cotidiano dos indivíduos) – e de trechos de artigos científicos sobre a obra (a literatura no campo acadêmico). Apresentamos também uma sequência didática desenvolvida com alunos do 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Itabirito, interior de Minas Gerais, a partir da recepção do livro. Para a realização da prática pedagógica, usamos a proposta sugerida e experienciada por Rildo Cosson (2012) para o letramento literário, denominada pelo pesquisador como sequência básica, composta por quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. Dessa forma, procuramos compreender a literatura, a leitura literária e o letramento literário na vida social e na escola, pois cabe a essa instituição proporcionar aos alunos experiências que desenvolvam essa competência para o letramento literário, a se perpetuar pela vida adulta. O principal objetivo desse processo no contexto escolar é formar um leitor que aprecie significações estéticas, capaz de se inserir em uma comunidade que faça suas próprias escolhas literárias, que saiba manipular seus instrumentos culturais e possa construir com eles um sentido para si e para o mundo em que vive. Dessa forma, é necessário reconhecer a importância de atividades que abarquem diferentes tipos de materiais escritos, mas que não sejam negligenciados os textos literários, multiplicando, dessa forma, os espaços de leitura e constituindo comunidades de leitores na escola e fora dela.pt-BRabertoRecepção literáriaProjeto de leitura literáriaLetramento literário dentro e fora da escola : a recepção de O olho de vidro do meu avô, de Bartolomeu Campos de Queirós.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: Revista Conjectura <http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 jul. 2022.http://dx.doi.org/10.18226/21784612.v27.e022005