Franco, Marco Antônio MeloGuerra, Leonor BezerraCarvalho, Alysson Massote2016-08-222016-08-222015FRANCO, M. A. M.; GUERRA, L. B.; CARVALHO, A. M. Discursos, interlocuções e prática pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 18, p. 77-98, 2015. Disponível em: <http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/331>. Acesso em: 07 ago. 2016.2317-0093http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6920O estudo investigou como a interlocução entre os campos da Saúde e da Educação podem influenciar na elaboração e reelaboração de práticas pedagógicas no ensino da criança com paralisia cerebral. Trata-se de um estudo qualitativo realizado ao longo do período de um ano letivo. Participaram oito crianças com paralisia cerebral, com idades entre 6 e 12 anos, inseridas no Ensino Fundamental I em escolas regulares e 17 educadores. Foram realizadas entrevista semiestruturadas, com os educadores, no início e final do ano letivo e acompanhamento escolar em períodos bimestrais ou trimestrais. Como resultados, identificou-se que os educadores desconheciam as causas e repercussões da paralisia cerebral na vida acadêmica dos alunos; as práticas pedagógicas eram intuitivas sem direcionamento específico conforme cada comprometimento. Foi observado que a partir das interlocuções, entre os campos de conhecimento envolvidos, as práticas pedagógicas foram reelaboradas, favorecendo a aprendizagem dos alunos.pt-BRabertoInterlocuçõesSaúde e educaçãoParalisia cerebralPedagogical practicesHealth and educationDiscursos, interlocuções e prática pedagógica no ensino da criança com paralisia cerebral.Discourse, interlocutions and pedagogic practice in the teaching of child with cerebral palsy.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Educação em Foco estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação em Foco <http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 02 ago. 2019.http://dx.doi.org/10.24934/eef.v18i25.331