Santos, Erisvaldo Pereira dosMeira, Ludmila Costa2020-09-032020-09-032019SANTOS, E. P. dos; MEIRA, L. C. Os desafios da educação das relações étnico-raciais e a formação de professores para a educação infantil. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 11, n. 22, p. 13-20, set./dez. 2019. Disponível em: <hhttps://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/256tps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000400737>. Acesso em: 03 jul. 2020.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12687Este trabalho é um dos resultados da pesquisa realizada com pedagogas que atuam na educação infantil no Município de Governador Valadares-MG. Seu objetivo principal foi investigar como pedagogas escolares que atuam especificamente na Educação Infantil orientam as práticas educativas com foco nas relações étnico-raciais, baseadaem uma educação antirracista. Amparamos esta pesquisa em marcos legais da educação brasileira e também em reflexões sobre as relações raciais no Brasil, com foco na crítica ao “mito da democracia racial”, que continua desafiando a formação e a pratica docente. Na metodologia utilizamos de entrevistas semiestruturada e análise documental. Os resultados de nossa pesquisa aproximam-se de outras investigações sobre educação das relações étnico-raciais na Educação Infantil, remetendo para o campo de formação de professores, alguns desafios relacionados às bases teóricas e também às práticas pedagógicas desenvolvidas.pt-BRabertoRelações raciaisFormação docenteOs desafios da educação das relações étnico-raciais e a formação de professores para a educação infantil.The challenges of education of ethnic-racial relations and teacher training for early childhood education.Artigo publicado em periodicoO periódico Formação Docente permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1266>. Acesso em: 10 fev. 2020.https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.256