Jardilino, José Rubens LimaSilva, Marcelo Donizete daSampaio, Ana Maria MendesMatias, Breno Henrique2023-02-242023-02-242022JARDILINO, J. R. L.; SILVA, M. D. da.; SAMPAIO, A. M. M. Et al. Condições educacionais e exclusão digital na pandemia- 2020-2021: o caso da educação pública na região dos Inconfidentes - MG. Educação Temática Digital, Campinas, v. 24, p. 91-112, 2022. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665898>. Acesso em: 06 jul. 2022.1676-2592http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16246Este artigo tem como finalidade analisar as condições educacionais dos professores das redes públicas municipais da Região dos Inconfidentes - MG frente à inclusão digital no período de pandemia. Para tanto, empenhou esforços analíticos formulados a partir de sessões de discussão temática com os professores da educação básica, gestores municipais e liderança sindical, pertencentes à rede municipal de ensino dessa região. Os resultados encontrados apontam para: 1) a falta de formação docente e de aparato tecnológico para o uso do ensino remoto; 2) a importância de uma rede de ensino municipal própria, orientada e articulada a partir da interação, colaboração e representatividade dos seus envolvidos; 3) a necessidade de maior compreensão crítico-analítica sobre as propostas de inclusão digital, vinculadas à superação da pobreza e das desigualdades sociais; 4) a falta de autonomia dos municípios, revelada pela falta de redes de ensino próprias e pela dependência significativa do Estado.pt-BRabertoEducação pública municipalPandemia de Covid-19Condições educacionais e exclusão digital na pandemia- 2020-2021 : o caso da educação pública na região dos Inconfidentes - MG.Educational conditions and digital exclusion in the covid pandemic -2020-2021 : the case of public education in the region of Inconfidentes, MG.Artigo publicado em periodicoEste artigo é publicado na modalidade Acesso Aberto sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 (CC BY 4). Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665898