Jardilino, José Rubens LimaPedruzzi, Jumara Seraphim2018-02-092018-02-092016JARDILINO, J. R. L.; PEDRUZZI, J. S. A Escola Normal de Ouro Preto: um percurso marcado por crises e reestruturações (1835-1852). Cadernos de História da Educação, v. 15, n. 2, p. 679-699, 2016. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/36088>. Acesso em: 16 jan. 2018.1982-7806http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9523O presente artigo possui como finalidade entender, por meio de análise documental, o funcionamento da Escola Normal de Ouro Preto, do ato de sua criação em 1835, à suspensão de suas atividades pela segunda vez em 1852. O foco da análise será mais especificamente para seus momentos de crises e reestruturações. Pela análise dos dados concluiu-se que a instabilidade do instituto no recorte indicado se deu, principalmente, devido à ineficiência dos métodos de ensino adotados, a falta de docentes qualificados, e a alegada escassez de recursos financeiros governamentais destinados ao seu funcionamento. No entanto, não é possível deixar de considerar a pertinência da Escola Normal de Ouro Preto como uma das primeiras tentativas efetivas de se construir uma formação específica para o docente primário em Minas Gerais.pt-BRabertoEscola Normal de Ouro PretoMinas GeraisSéculo XIXFormação docenteA Escola Normal de Ouro Preto : um percurso marcado por crises e reestruturações (1835-1852).The Normal School of Ouro Preto : a route marked.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados nos Cadernos de História da Educação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Cadernos de História da Educação <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 10 mar. 2020.