Miranda, Dayse GarciaPaula, Vanessa Souza de2024-03-192024-03-192023PAULA, Vanessa Souza de. Uso de recursos imagéticos no ensino de português escrito como segunda língua para alunos surdos: uma análise à luz dos pressupostos do Letramento Visual. 2023. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18131Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.O objetivo desta pesquisa foi investigar como a seleção de imagens pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos inseridos no ensino fundamental I, matriculados em escolas inclusivas na Região dos Inconfidentes. Para tanto me ancorei em autores da área dos Estudos Surdos, que defendem, primeiramente, as identidades linguísticas e culturais dos surdos e, a partir delas, por meio das línguas de sinais como base comunicativa, o ensino da segunda língua, na modalidade escrita. O Letramento Visual foi elencado como o arcabouço teórico orientador que embasou a construção das atividades didáticas propostas e aplicadas com os alunos pesquisados. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa, de natureza aplicada, através da pesquisa-ação, comumente associada às Ciências Sociais. A pesquisa foi realizada com três estudantes surdos, em três escolas diferentes: uma estadual, em um subdistrito de Ouro Preto-MG; outra estadual, em um distrito de Mariana-MG; e uma escola municipal na sede de Mariana-MG. As atividades propostas foram embasadas pelos conceitos do Letramento Visual, com o intuito de investigar se as imagens “astuciosas” contribuem, e como, para esse processo. Ao término da pesquisa, a conclusão a que se chegou é que essas imagens não prejudicam o processo de ensino-aprendizagem da criança surda e que o texto imagético, em sua construção na escrita como L2, é um contributo essencial a ser valorizado.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Surdos - educaçãoLíngua portuguesa - estudo e ensinoLetramentoLíngua brasileira de sinais - estudo e ensinoEnsino - meios auxiliaresUso de recursos imagéticos no ensino de português escrito como segunda língua para alunos surdos : uma análise à luz dos pressupostos do letramento visual.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 27/02/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.