Dias, Luciana da CostaMaia, Ricardo José Correia2022-08-042022-08-042022MAIA, Ricardo José Correia. Virtualidades ciborgue: poéticas de uma cena expandida. 2022. 106 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15084Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.A presente dissertação tem por objetivo refletir sobre a potência dos corpos do ator e do performer enquanto sociopolíticos a partir de uma base teórica construída com ênfase no diálogo entre a Filosofia e as Artes Cênicas. O Ciborgue, manifestado por Donna Haraway, é o condutor fundamental para o entendimento desta proposta, onde através de um devir ciborgue busca-se compreender as possibilidades criativas em processos de criação de presença performativa. Assim, para compreender melhor a relação entre tecnologia e performance, são abordados trabalhos nos campos da dança, teatro, performance e cinema. Tomando como base este aparato teórico, a pesquisa caminha para refletir tais teorias em um olhar para a performance em ambientes virtuais, especialmente no cenário de Streaming de jogos virtuais, buscando compreender as interseções entre a Performance, o Corpo Ciborgue e as possíveis realidades virtuais.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/PerformanceCiborgueVirtualidadeTeatroVirtualidades ciborgue : poéticas de uma cena expandida.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/05/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.