Silva, Cíntia Vieira da2015-05-252015-05-252013SILVA, C. V. da. Pintura e histeria: lógica da sensação e figuras não representativas em Bacon e Deleuze. Dois Pontos, v. 11, p. 145-216, 2014. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/doispontos/article/view/32809>. Acesso em: 04 maio 2015.2179-7412http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5497O artigo procura mostrar alguns elementos da análise deleuziana da pintura de Francis Bacon, concentrando-se nos aspectos que permitem considerar tal pintura como visceralmente antirrepresentativa. A pintura de Bacon figura sensações, promovendo, ao mesmo tempo, a experimentação e novas corporeidades por meio dessa produção figural. Pensando as relações entre os corpos e as forças que atuam sobre eles, provocando as ondas sensoriais, Deleuze concebe a pintura em geral, e a de Bacon em particular, como paradoxal experiência histérica do pensamento, experiência em que corpo e pensamento encontram-se maximamente articulados.pt-BRDeleuzeBaconFiguraSensaçãoHisteriaPintura e histeria : lógica da sensação e figuras não representativas em Bacon e Deleuze.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Dois Pontos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Revista Dois Pontos <http://revistas.ufpr.br/doispontos/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 13 out. 2016.http://dx.doi.org/10.5380/dp.v11i1.32809