Santos, Erisvaldo Pereira dosDallapicula, Catarina2022-03-282022-03-282020SANTOS, E. P.; DALLAPICULA, C. Travestilidades e transexualidades no Candomblé e na educação: um ensaio a partir de experiências. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 39, p. 161-179, abr./jun. 2020. Disponível em: <https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6364>. Acesso em: 25 ago. 2021.2178-2679http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14761A presença de pessoas trans no Candomblé e na sala de aula tem reivindicado que as comunidades de culto e da formação docente reconheçam o corpo material dos sujeitos da experiência religiosa e da relação de ensino-aprendizagem para além dos essencialismos naturalizados como tradições. Da mesma maneira que na comunidade de culto, o corpo material importa para as relações que nela se estabelecem; na educação o corpo que aprende também importa para se pensar como ele aprende e o que ele ensina nas relações de alteridade. Nosso objetivo é refletir como as tradições podem ser ressignificadas a partir de uma discussão sobre as nossas vivências, com base em narrativas da história do candomblé e também da experiência educativa com travestilidades e transexualidades. A ancoragem teórica dialoga com as obras de Ruth Landes (2002), Judith Butler (2015) e Emmanuel Lévinas (2010). O ensaio se caracteriza como uma reflexão sobre as vivências dos autores com os sujeitos mencionados em tela. O resultado da discussão constitui-se como um aporte para o debate público e educativo com travestis, transexuais e pessoas transmasculinas no Candomblé e na sala de aula, em prol da vida e da felicidade dessas pessoas.pt-BRabertoTradições no CandombléEducação escolarCandomblé’s traditionsSchool educationTravestilidades e transexualidades no Candomblé e na educação : um ensaio a partir de experiências.Transvestitiness and transexualities within Candomblé and education : an essay on experiences.Artigo publicado em periodicoO periódico Práxis Educacional permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/989>. Acesso em: 28 ago. 2020.https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6364