Barbosa, Cirléia PereiraFerreira, Ana Cristina2015-05-152015-05-152013BARBOSA, C. P.; FERREIRA, A. C. Mobilizando o pensamento geométrico em um grupo de estudos: o caso da professora Vanda. Boletim GEPEM, v. 62, p. 55-69, jan./jul. 2013. Disponível em: <http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2014.023>. Acesso em: 12 maio 2015.2176-2988http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5348O presente artigo apresenta um estudo de caso cujo foco é investigar a mobilização de saberes de uma professora que leciona Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao participar de um grupo de estudos voltado para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os dados foram coletados por meio de diagnósticos de conhecimentos geométricos, registros produzidos pela professora, diário de campo da pesquisadora, uma entrevista e gravações em áudio e/ou vídeo dos encontros. Os resultados evidenciam o desenvolvimento do pensamento geométrico da professora, expresso não apenas pelo aprimoramento da linguagem utilizada, mas, principalmente, pelos registros produzidos por ela.pt-BREducação matemáticaPensamento geométricoDesenvolvimento profissionalAnos iniciais do ensino fundamentalMobilizando o pensamento geométrico em um grupo de estudos : o caso da professora Vanda.Mobilizing the geometrical thinking in a group of studies : the case of teacher Vanda.Artigo publicado em periodicoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo Boletim GEPEM em 07/05/2015 para depositar uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores é aluno ou professor da UFOP.http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2014.023