Lima, Edilson Vicente de2021-08-182021-08-182019LIMA, E. V. de. A modinha e o lundu: uma possível proposta pedagógica. Revista Brasileira de Música, Rio de Janeiro, v. 32, n.1, p. 81-109, jan./jun. 2019. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/article/view/29135/0>. Acesso em: 24 maio 2021.0103-7595http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13535A proposta desde artigo foi efetuar uma breve história da modinha e do lundu, dois gêneros musicais que se ligam a própria história da música brasileira. Articulados à complexidade dos sujeitos sociais envolvidos em suas práticas de composição, execução e recepção, os gêneros em questão, ora acentuam os encontros interculturais, ora destacam os conflitos. Além disso, textos poéticos e a iconografia presente na historiografia dessas manifestações podem nos ajudar a buscar uma pedagogia que articule os processos sinestésicos (perceptivos-cognitivos) ligados à realidade musical.pt-BRabertoMúsica brasileiraProcessos sinestésicosMúsica e corpoSynesthetic processesMusic and bodyA modinha e o lundu : uma possível proposta pedagógica.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados pela Revista Brasileira de Música estão sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: Revista Brasileira de Música <https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/index>. Acesso em: 11 maio 2021.https://doi.org/10.47146/rbm.v32i1.29135