Nunes, Célia Maria FernandesFernandes, Júnia Mara2021-08-122021-08-122021FERNANDES, Júnia Mara. Professores iniciantes de Educação Física: seus desafios, seus dilemas e suas aprendizagens profissionais. 2021. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13473Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.O ingresso na carreira docente é uma etapa importante do longo e contínuo processo de aprendizagens que constitui a formação de professores e se configura como uma fase de transição, na qual esses indivíduos passam da condição de estudantes para profissionais e têm seus conhecimentos confrontados com a realidade escolar. Durante esse período, os professores podem experimentar diferentes estágios, como o choque com a realidade e o entusiasmo inicial com a profissão. O início da docência em Educação Física apresenta singularidades decorrentes das especificidades da própria disciplina e da posição que ela ocupa na hierarquia curricular. Nesse sentido, o objetivo desta investigação consistiu em analisar o processo de iniciação à docência em Educação Física, na perspectiva dos professores egressos da Universidade Federal de Ouro Preto. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida a partir dos seguintes instrumentos de obtenção de dados: questionário e entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física egressos da referida instituição com até cinco anos de atuação profissional na Educação Básica. Os resultados mostraram que as condições de trabalho encontradas por esses professores favoreceram o estágio de “sobrevivência”. Para os participantes, o início da docência foi marcado pela falta de perspectivas e de estabilidade na carreira, em contextos de trabalho determinados pela precariedade estrutural e material das aulas de Educação Física. Dentre os aspectos importantes do processo de iniciação à docência, os mais enfatizados pelos participantes foram os desafios encontrados no contexto escolar. Os professores listaram 18 dilemas ou situações adversas que prejudicaram sua atuação profissional, como: a falta de estabilidade na carreira, o choque com a realidade, a precariedade de espaço e de materiais específicos para o desenvolvimento das aulas, as intempéries do tempo, a falta de interesse dos alunos em participar das aulas e a resistência deles em relação aos conteúdos da Educação Física. Esses e outros dilemas foram responsáveis por desencadear diversos sentimentos negativos em relação à docência, como insegurança, apreensão, desânimo, frustração e desespero. Observamos que nem todos os professores entrevistados experimentaram o estágio da “descoberta”, porém todos vivenciaram a “sobrevivência”. Em relação às aprendizagens significativas ao processo de se tornar professor, os participantes destacaram a formação inicial, principalmente a vivência nos estágios e a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), os conhecimentos adquiridos com a própria prática, a autoformação baseada em consultas à internet, o diálogo com os pares e alguns cursos de pós-graduação realizados a partir das necessidades percebidas no contexto escolar.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/DocênciaEducação físicaDesenvolvimento profissionalProfessores iniciantes de Educação Física : seus desafios, seus dilemas e suas aprendizagens profissionais.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 02/08/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.