Valverde, Thalita MarcolanSilva, Albená Nunes daPerez, Denise AlvesSilva, Gabriel Henrique CampolinaRoque, Zulmira MedeirosOliveira, Cleida Aparecida de2019-04-242019-04-242018VALVERDE, T. M. et al. Enfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 67-84, ago./dez. 2017. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/152>. Acesso em: 20 fev. 2019.2176-4360http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11119Este artigo apresenta descrição e análise da prática pedagógica, buscando trazer contribuições ao enfrentamento do desafio da formação docente para o ensino superior. O texto dialoga com elementos acerca da formação docente e com diretrizes da legislação em torno dessa temática, como forma de contextualizar a discussão. No relato da experiência, compartilha-se com o leitor todo o processo de concepção, desenvolvimento, aplicação e avaliação de uma disciplina de Estágio Didático de um programa de pós-graduação da área biológica na Universidade Federal de Minas Gerais. As conclusões demonstram que é necessário e possível a formação pedagógica em cursos de mestrado e doutorado, aliando as atividades práticas inerentes ao estágio docente em turmas de graduação, com discussões e reflexões teórico-práticas sobre a docência. Esse formato traz benefícios tanto para os alunos da pós-graduação, futuros docentes, quanto para os alunos da graduação.pt-BRabertoEstágio de docênciaEducação superiorFormação de professoresGraduate educationSupervised teaching practiceEnfrentando desafios da formação docente na pós-graduação : descrição de uma experiência.Managing challenges of teacher training at graduate level : description of an experience.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados pela Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores estão sob uma Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores <https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em: 25 fev. 2019.