Silva, Karina Gomes Barbosa da2023-05-262023-05-262022SILVA, K. G. B. da. Ser-menina e a imagem de Greta Thunberg na capa da revista Time. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 30, n.2, artigo e76367, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ref/a/GYjXNGc4tLwdBW5MzbZq7zp/>. Acesso em: 01 mar. 2023.1806-9584http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16709Reflito de que maneira certas representações contemporâneas enunciam o conceito de menina. O objetivo é voltar os estudos feministas da comunicação para um sujeito marginalizado nos feminismos, mas considerado crucial para o desenvolvimento humano, e compreender como esses discursos constroem regimes de visibilidade sobre as meninas. Para isso, recorro a uma análise cultural crítica, aliando a materialidade da imagem da ativista ambiental Greta Thunberg na capa da revista Time (maio de 2019) às relações de poder que a circundam e/ou envolvem, com suporte analítico de uma flânerie digital pelas redes da ativista. O arcabouço teórico se ancora nos girlhood studies e nos estudos feministas. A imagem de Greta parece dizer da inconstância da epistemologia de menina, marcada por fissuras e traumas na representação, bem como pelas ausências de outros corpos, outras meninas, para enunciá-la.pt-BRabertoMídiaRepresentaçãoSer-menina e a imagem de Greta Thunberg na capa da revista Time.Girlhood and Greta Thunberg’s image on the cover of Time magazine.Artigo publicado em periodicoEste artigo está sob a Licença Creative Commons CC-BY 4.0 International. Com essa licença você pode compartilhar, adaptar, criar para qualquer fim, desde que atribua a autoria da obra. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n276367