Nogueira, Marlice de Oliveira eCoutrim, Rosa Maria da Exaltação2019-06-172019-06-172018NOGUEIRA, M. de O. e; COUTRIM, R. M. da E. Pais professores e o envolvimento com a educação dos filhos: contribuições da literatura sociológica de língua portuguesa, inglesa e francesa. Horizontes, v. 36, n. 2, p. 73-85, 2018. Disponível em: <https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/viewFile/533/299>. Acesso em: 19 mar. 2019.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11563Este artigo apresenta resultados de uma ampla revisão bibliográfica sobre a temática “pais professores” em língua portuguesa, inglesa e francesa. Os resultados apresentados são frutos de um esforço para se conhecer o que tem sido investigado principalmente nos últimos anos no Brasil e em outros países sobre o tema e que corroboram a tese de um efeito pai professor na vida escolar dos filhos. A sua relevância está na problematização da escolarização de uma determinada categoria profissional – a docência – e na contribuição para a ampliação dos estudos sobre as estratégias de mobilização familiar em prol da escolarização da prole.pt-BRabertoPráticas educativasEstado da arteEducational practicesState of artPais professores e o envolvimento com a educação dos filhos : contribuições da literatura sociológica de língua portuguesa, inglesa e francesa.Parents teachers and the involvement with the children education : contributions of the sociological literature in Portuguese, English and French.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Horizontes estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Horizontes <https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/index>. Acesso em: 27 jan. 2017.https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i2.533