Prof. Dra. Neide das Graças de Souza BortoliniXavier, Dalila David2024-04-252024-04-252024XAVIER, Dalila David. Território da arte: intervenções artísticas e a construção de narrativas feministas na educação básica . 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Departamento de Artes, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2024.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18161Esta pesquisa aborda o ensino da Arte entre questões feministas ao apontar mudanças potenciais de pensamentos e ações e teve o objetivo de refletir acerca de intervenções nas escolas públicas. A dissertação analisa, portanto, dois projetos artístico-pedagógicos realizados em escolas da zona rural da rede municipal de ensino de Ouro Preto - MG, a saber, Escola Municipal Benedito Xavier, situada no distrito de Glaura; e a Escola Municipal Aleijadinho, situada no distrito de Santo Antônio do Salto. O espaço escolar apresenta limitações físicas e orçamentárias, questões sociais e culturais de cada comunidade, condições adversas de trabalho docente, além de opressões reproduzidas socialmente. No contexto da pesquisa participante, o estudo buscou compreender possibilidades de transformação social por meio do ensino de Arte a partir de dois projetos artísticos de perspectiva feminista e antirracista realizados com discentes do Ensino Fundamental II: o Museu Aberto e o Programa Papo Reto. Os resultados das discussões mostraram que o território da Arte é capaz de romper com o silenciamento das vozes femininas ao conferir lugar de fala a suas protagonistas.pt-BRabertoArteEducação básicaEducação BásicaFeminismo InterseccionalTerritório da arte: intervenções artísticas e a construção de narrativas feministas na educação básica.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/04/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.