Matos, Daniel Abud SeabraLeite, Walter LanaBrown, Gavin Thomas LumsdenCirino, Sérgio Dias2015-11-032015-11-032014MATOS, D. A. S. et al. An analysis of the factorial structure of the teacher communication behavior questionnaire with Brazilian high school science students. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 30, n. 2, p. 223-234, abr./jun. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v30n2/12.pdf>. Acesso em: 27 out. 2015.0102-3772http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5719O Teacher Communication Behavior Questionnaire (TCBQ) tem sido usado em níveis de ensino diferentes, em muitos países, com o objetivo de mensurar a percepção dos alunos do comportamento comunicativo do professor de ciências. O TCBQ foi traduzido para o Português de acordo com os padrões de adaptação de testes da ITC. Evidência de validade para a versão brasileira do TCBQ foi obtida com uma amostra de 414 estudantes do ensino médio. A consistência interna do TCBQ foi adequada e um ajuste adequado do modelo fatorial original foi encontrado por meio de análise fatorial confirmatória. Os dados brasileiros apresentaram correlações entre fatores similares, no valor e na direção, às de pesquisas internacionais. Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre tipo de escola e matéria consistentes com pesquisas anteriores.en-USStudent perceptionClassroom learning environmentScience educationAn analysis of the factorial structure of the teacher communication behavior questionnaire with Brazilian high school science students.Artigo publicado em periodicoTodo o conteúdo do periódico Psicologia: Teoria e Pesquisa, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Psicologia: Teoria e Pesquisa <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-3772&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 02 fev. 2017.http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722014000200012