Tonini, Adriana Maria2017-01-272017-01-272010TONINI, A. M. As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte. Educação & Tecnologia, v.15, n. 1, p. 62-78, 2010. Disponível em: <https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/242>. Acesso em: 26 jan. 2017.23177756http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7155O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da análise documental dos projetos político-pedagógicos e dos currículos de cinco cursos, sendo três de Engenharia Elétrica e dois de Engenharia Civil, de escolas superiores de Belo Horizonte para verificar como são contempladas as Atividades Complementares nesses cursos de graduação, e analisar qual o impacto das referidas atividades na qualidade deles. Apresentam-se nesses documentos mudanças de foco da organização dos cursos, que passam a se orientar pelas competências e habilidades da aprendizagem, inovando as metodologias e os processos de ensino-aprendizagem na formação de engenheiros. As atividades complementares são desenvolvidas nos cinco cursos estudados e estão sinalizando tanto a sua flexibilização curricular quanto como apontam para a formação generalista, crítica e reflexiva do graduado em Engenharia Civil e Elétrica.pt-BRabertoFormação generalista do engenheiroGeneralist formation of the engineerAs atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte.The complementary activities in pedagogical projects and the curriculum of the courses of Electric Engineering and Civil Engineering of Belo Horizonte.Artigo publicado em periodicohttps://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/242