Oliveira, Breynner Ricardo de2018-09-282018-09-282017OLIVEIRA, B. R. Educação brasileira em perspectiva : o itinerário da política educacional na agenda do estado. Espacios, Caracas, v. 38, p. 22-37, 2017. Disponível em: <http://www.revistaespacios.com/a17v38n20/17382022.html>. Acesso em: 16 jun. 2018.07981015http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10273Este artigo analisa o itinerário da política educacional sob a ótica do Estado brasileiro, resultado da configuração e da materialização das tensões que expressam, historicamente, a capacidade administrativa e gerencial dos governos em implementar decisões em contextos sociais, econômicos e políticos específicos. Ao apresentar uma breve discussão sobre a função social e econômica da escola e como esse processo se deu no Brasil, conclui-se que as políticas educaçionais têm sido constrangidas pela reestruturação produtiva do Estado.pt-BRrestritoEconomia da educaçãoEducational policyEconomics of educationEducação brasileira em perspectiva : o itinerário da política educacional na agenda do estado.Brazilian education in perspective : the itinerary of the educational policy in the state agenda.Artigo publicado em periodicohttp://www.revistaespacios.com/a17v38n20/17382022.html