Torisu, Edmilson MinoruFerreira, Ana Cristina2015-03-162015-03-162009TORISU, E. M.; FERREIRA, A. C. A teoria social cognitiva e o ensino-aprendizagem da matemática: considerações sobre as crenças de autoeficácia matemática. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 4, n. 3, p. 168-177, 2009. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/106/150>. Acesso em: 06 mar. 2015.1806-5821http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4658O objetivo desse ensaio é comentar, brevemente, a Teoria Social Cognitiva, idealizada por Albert Bandura e discutir o papel do construto autoeficácia no contexto escolar, mais especificamente no ensino e aprendizagem da Matemática. As crenças de autoeficácia constituem a base da motivação de um indivíduo e se relacionam com a autopercepção do mesmo sobre seu próprio potencial. A literatura indica que alunos que desenvolvem crenças de autoeficácia mais robustas dedicar-se-ão por mais tempo e com mais empenho a uma tarefa, tendo mais chances de lograr êxito. Considerando o desempenho dos alunos brasileiros em Matemática (SIMAVE, Prova Brasil e outros) na última década, temos um quadro preocupante. Nesse sentido, o desenvolvimento de crenças de autoeficácia mais robustas poderia contribuir para a construção de uma relação mais favorável com a Matemática e para um melhor desempenho dos estudantes. Para isso, são necessários estudos que investiguem a influência das crenças de autoeficácia sobre a motivação e o desempenho dos mesmos, bem como a criação de estratégias para seu desenvolvimento. Esse ensaio é um primeiro passo nessa direção, tendo em vista a escassez de estudos nessa área, relacionados à Matemática.pt-BRTeoria social cognitivaAutoeficáciaEnsinoAprendizagemMatemáticaA teoria social cognitiva e o ensino-aprendizagem da matemática : considerações sobre as crenças de autoeficácia matemática.The social cognitive theory and the mathematic teaching-learning process : considerations on the self-efficacy beliefs in mathematics.O periódico Ciências & Cognição permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/527>. Acesso em: 25 out. 2016.