Branco, Juliana Cordeiro SoaresNeves, Inajara de Salles VianaFidalgo, Fernando Selmar Rocha2020-07-022020-07-022019BRANCO, J. C. S.; NEVES, I. S. V.; FIDALGO, F. S. R. Políticas públicas e formação docente a distância no Brasil. Trabalho & Educação, v. 28, n. 1, p. 187-197, fev. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9879>. Acesso em: 18 jun. 2020.2238-037Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12426Análises das políticas públicas demonstram que há um histórico de cursos de formação de professores a distância no Brasil, por iniciativa do poder público e por meio de programas governamentais. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa sobre formação de professores a distância, no Brasil, por meio de iniciativa pública. A pesquisa buscou conhecer políticas de formação docente e implementação de programas governamentais de educação a distância. Compreendeu estudo exploratório e descritivo, fazendo uso de análise documental e bibliográfica. Foram evidenciados modelos distintos desses programas e em nível médio e superior. Este texto pretende apresentar alguns desses programas e discutir sobre a formação docente pública e a distância. Juntamente com a discussão das resoluções nº 1 de 02 de fevereiro de 2016, da Câmara de Educação Básica e nº 1 de 11 de março de 2016, da Câmara de Educação Superior, ambas do Conselho Nacional de Educação.pt-BRabertoPolíticas públicas e formação docente a distância no Brasil.Public policies and distance education in Brazil.Artigo publicado em periodicoO periódico Trabalho & Educação permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/140>. Acesso em: 12 mar. 2020.