Oliveira, Davidson Paulo AzevedoViana, Marger da Conceição Ventura2017-02-012017-02-012011OLIVEIRA, D. P. A.; VIANA, M. da C. V. O uso da história da matemática na compreensão da linguagem algébrica usual. Revista da Educação Matemática UFOP, v. 1, p. 46-53, 2011. Disponível em: <http://www.periodicos2.ufop.br/index.php/redumat/article/view/327>. Acesso em: 01 fev. 2017.2237-809Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7209Esta pesquisa tem por objetivo estudar como o professor pode ter uma prática pedagógica que utilize a História da Matemática no processo de escrita e desenvolvimento da linguagem algébrica baseada no contexto sociocultural, cotidiano e nos fundos de conhecimento dos estudantes. Para isso, serão construídos modelos matemáticos a partir da vivência dos alunos e/ou que estão relacionados com a História da Matemática, a qual serve de apoio ao professor para entender como os estudantes constroem e desenvolvem uma linguagem algébrica própria.pt-BRabertoPedagogia culturalmente relevanteO uso da história da matemática na compreensão da linguagem algébrica usual.Artigo publicado em periodicohttp://www.periodicos2.ufop.br/index.php/redumat/article/view/327