DECEA - Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/551

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Um agente fomentador alternativo para descristalizar o ensino e aprendizagem da geometria : twister reciclável.
    (2020) Macedo, Shirley da Silva; Miranda, Rafaela Silva
    Diante do acréscimo alarmante de reprovações, que, ao longo dos anos foi sendo registrado devido a maneira pela qual o conhecimento ensino matemático foi sendo transmitido aos alunos, novas alternativas de metodologias têm sido inseridas no contexto escolar, dentre elas, a inclusão de atividades lúdicas. Este artigo objetiva identificar conhecimentos adquiridos através de um jogo matemático geométrico confeccionado com materiais recicláveis construído vinculando Matemática à Educação Física conectando conscientização com as questões ambientais. Após uma análise teórica sobre a visão do ensino de Matemática por diferentes pesquisadores, relatamos as ações metodológicas e as percepções após a aplicação do jogo. Os resultados indicam que a inclusão do twister reciclável mobilizou os alunos de um oitavo ano do Ensino Fundamental a terem conhecimentos matemáticos através do lúdico, vinculando o raciocínio lógico ao equilíbrio corporal. O reconhecimento das figuras geométricas da maneira que foi proposta pela atividade desenvolvida, trouxe aos alunos a idéia de uma Matemática que é acessível a todos, de forma igualitária. O jogo proposto uniu Matemática com percepções à sustentabilidade.