DECEA - Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas

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    História da ciência e ensino de física através de uma oficina de história em quadrinhos.
    (2022) Corrêa, Savio Figueira; Malaquias, Isabel
    O estímulo à leitura e ao conhecimento científico podem ser trabalhados de forma conjunta em processos de aprendizagem através da divulgação científica. Este tipo de abordagem possibilita uma melhor compreensão de como surgem os conceitos e fenômenos da natureza através do recurso à História da Ciência em sala de aula. O presente trabalho visa a divulgação e apropriação da história da invenção do fotofone, no ensino de física, através da utilização de extratos de um artigo histórico sobre a mesma e o recurso à produção de uma história em quadrinhos, aplicando uma oficina sobre o uso desta técnica gráfica. O trabalho foi desenvolvido em quatro turmas do Colégio Kennedy, nos meses de fevereiro e março de 2021, via sistema remoto, sendo 2 turmas do 9º ano do ensino fundamental e 2 turmas do 1º ano do ensino médio. Após a realização da oficina, os alunos construíram histórias em quadrinhos sobre a história e o funcionamento do fotofone. A análise das histórias em quadrinhos, bem como dos resultados do questionário aplicado, permitiu conhecer o grau de compreensão da leitura adquirido pelos alunos mediado pelo uso das linguagens gráfica e escrita produzidos por estes. Sendo assim, foi possível destacar que o emprego do tema, em sala de aula, envolvendo História da Ciência e a utilização da ferramenta de construção de histórias em quadrinhos teve um efeito motivador sobre os alunos e permitiu verificar apropriação por parte destes de aspetos importantes da compreensão científica da questão em jogo.
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    Análise de práticas experimentais para ciclo básico através da história em quadrinhos.
    (2022) Corrêa, Savio Figueira; Malaquias, Isabel
    Este trabalho decorre de um conjunto de atividades experimentais em torno do conceito de cor e da análise interpretativa das histórias em quadrinhos referentes a essas atividades. Estas ocorreram no período de março a abril de 2021 durante a pandemia da COVID-19 numa turma do 1º ano do 1º ciclo da EB1 do Castelo na Figueira da Foz, Portugal. O presente trabalho visa a análise de práticas experimentais sobre cores indutoras da construção de histórias em quadrinhos procurando apreciar o incremento obtido em termos de literacia científica. Inicialmente os alunos participaram, via sistema remoto e durante o período de aula, de uma sessão experimental. Foram abordados três experimentos sob a temática de cores, procurando evidenciar a interação dos pigmentos e a ótica. Posteriormente, foi aplicado um questionário online para averiguar o interesse dos alunos pela aula experimental. Subsequentemente, foi realizada uma oficina de história em quadrinhos em sala de aula, de forma assíncrona. Na sequência desta oficina, os alunos tiveram um período de três semanas, durante as aulas de Arte e Estudo do Meio, para a confecção das histórias, que, quando concluídas, foram entregues para análise. Da análise da produção gráfica resultante, verificou-se, nos enredos das histórias, a apropriação de uma sequência metodológica da elaboração das práticas presentes, que traduz um resultado satisfatório por parte dos alunos.
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    As dificuldades de inclusão dos deficientes auditivos no ensino da química.
    (2020) Barros, Sâmela Caroline Dias de; Alves, Brenda Lopes; Vieira, Karla Moreira; Corrêa, Savio Figueira
    As escolas brasileiras têm enfrentado grandes dificuldades na inserção de deficientes por não possuírem uma infraestrutura adaptada e profissionais qualificados para atender aos diferentes tipos de deficiências. Como exemplo podemos citar grandes problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência auditiva no meio escolar, como a dificuldade do uso da Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas escolas e a falta de metodologias de ensino adequadas para realidade destes alunos. Esse desafio se torna ainda maior, pois por muito tempo não foi dada a atenção necessária para uma boa comunicação com os deficientes auditivos, que é realizada através da Libras. O principal objetivo desse artigo é abordar as dificuldades existentes para a inclusão dos portadores de deficiência auditiva no âmbito escolar e alguns métodos para minimizar as barreiras encontradas. Para pessoas surdas, é de extrema importância ter acesso a materiais adaptados para acompanhar as disciplinas ministradas em sala de aula, auxiliando no processo da aprendizagem. A metodologia desse trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, realizada principalmente a partir de dados já existentes, e como resultado são apresentados alguns estudos estão sendo realizados para tentar minimizar as dificuldades encontradas, permitindo com que a inclusão dos deficientes auditivos nas aulas de química do ensino regular se torne mais comum.
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    Uso de material reciclado para a construção de material didático no ensino da matemática.
    (2018) Macedo, Shirley da Silva; Corrêa, Savio Figueira; Rocha, Melissa Mara Oliveira; Miranda, Rafaela Silva; Pires, Vinícius Borges
    Ao refletir sobre o ensino de Matemática, por muito tempo se pensou nas fórmulas e conceitos. Dado o caráter abstrato e a forma mecânica com que era aplicado aos alunos em tempos atrás, distanciava-os da prática. Atualmente, os alunos apresentam uma fragilidade no aprendizado da matemática contextualizado às situações concretas relacionadas com o mundo real, isso porque ainda existe um ensino que prioriza a mecanização e a memorização. O presente trabalho tem como objetivo analisar a participação das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem da matemática agregada a educação ambiental aproximando o concreto do abstrato, colaborando na criação de novos recursos didáticos que vinculem a interdisciplinaridade e o pensamento matemático presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96. Em um primeiro momento foram feitas análises de jogos matemáticos construídos com materiais recicláveis vinculados ao eixo Numérico e Algébrico; eixo de Geometria; eixo de Grandezas e Medidas. Posteriormente, foram propostos jogos matemáticos vinculados a geometria plana que foram aplicados aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. O estudo apontou que os alunos puderam identificar e reconhecer figuras geométricas, desenvolver e identificar habilidades lógicas e conceituais, ampliando a curiosidade, criatividade, autoconfiança e a percepção da geometria como um desafio que possam vencer. Concluiu-se que no transcorrer dos jogos que os erros estimularam os alunos a novas tentativas, com planejamento de melhores jogadas a partir do conhecimento adquirido anteriormente.
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    Instrumentação para o ensino de química utilizando materiais de baixo custo.
    (2019) Vieira, Karla Moreira; Bernini, Pamela Carvalho; Paula, Bárbara Ribeiro de; Martino, Diego Perdigão; Souza, Diego Candido de; Monnerat, Cecilia Silva; Corrêa, Savio Figueira
    O ensino da química é primordial na formação das crianças e adolescentes no processo ensino-aprendizagem dos diversos conceitos de Ciências. Porém, muitas vezes, se torna deficiente principalmente pela ausência de experimentos práticos. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo principal construir kits didáticos de química, com materiais de baixo custo, para o ensino fundamental das escolas da cidade de João Monlevade-MG. A proposta é utilizar uma experimentação prática, de fácil execução e acesso sendo apresentadas em feira de ciência de forma divertida e lúdica. O uso dos kits tem por finalidade associar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas com a prática, garantindo que, a partir da observação do experimento seja possível fazer a explicação dos fenômenos envolvidos no mesmo. O projeto alcançou os objetivos propostos de maneira muito proveitosa tanto pelos alunos e quanto pelos professores envolvidos. De fato uma experimentação de forma simples e didática, com materiais utilizados no dia-a-dia de qualquer pessoa encanta devido ao potencial motivador das aplicações práticas da ciência.
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    Influence of hydrothermal treatments on papaya fruit (Carica papaya L.).
    (2012) Corrêa, Savio Figueira; Silva, Marcelo Gomes da; Pereira, Talita; Almeida Júnior, Paulo Sérgio Gomes de; Vargas, Helion; Oliveira, Jurandi Gonçalves de; Berili, Sávio Silva
    Four postharvest hydrothermal treatments were applied on papaya fruit (Carica papaya L.) ‘Golden’ and the stress stimulated by the treatments was monitored by the ethylene (C2H4), carbon dioxide (CO2) emission rates and fruit quality. The postharvest hydrothermal treatments consisted of submerging alternately the fruit into two water baths, the first one with water at a temperature of 49°C and the second at 12°C. An increase in the emission rates of both gaseous species (C2H4 and CO2) was observed as a response to the stress. Typical quality parameters as pulp firmness, pH, titratable acidity and total soluble solids were simultaneously determined and correlated with the gases emitted from the fruits.
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    Effects of ozone exposure on ‘golden’ papaya fruit by photoacoustic phase-resolved method : physiological changes associated with carbon dioxide and ethylene emission rates during ripening.
    (2011) Corrêa, Savio Figueira; Mota, Leonardo; Paiva, Luisa Brito; Couto, Flávio Mota do; Silva, Marcelo Gomes da; Oliveira, Jurandi Gonçalves de; Sthel, Marcelo Silva; Vargas, Helion; Miklós, András
    This work addresses the effects of ozone activity on the physiology of ‘Golden’ papaya fruit. Depth profile analysis of double-layer biological samples was accomplished using the phase-resolved photoacoustic spectroscopy. The feasibility of the method was demonstrated by singling out the spectra of the cuticle and the pigment layers of papaya fruit. The same approach was used to monitor changes occurring on the fruit during ripening when exposed to ozone. In addition, one has performed real time studies of fluorescence parameters and the emission rates of carbon dioxide and ethylene. Finally, the amount of pigments and the changes in waxy cuticle have been monitored. Results indicate that a fruit deliberately subjected to ozone at a level of 6 ppmv underwent ripening sooner (at least 24-48 h) than a fruit stored at ambient conditions. Moreover, ozone caused a reduction in the maximum quantum yield of photosynthetic apparatus located within the skin of papaya fruit. VC 2011 American Institute of Physics.