DEPRO - Departamento de Engenharia de Produção

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    Postponement adoption in manufacturers of tomato-derived products.
    (2016) Ferreira, Karine Araújo; Alcantara, Rosane Lúcia Chicarelli
    Purpose – The purpose of this paper is to investigate the application of postponement strategies in companies that produce tomato-derived products in order to identify the types of postponement adopted by these companies, the implementation process, and the major changes after their adoption. Design/methodology/approach – Three exploratory case studies were carried out in manufacturers of tomato products, where interviews were conducted with general managers in the manufacturing and logistics sectors. Findings – The application of time and form postponement was verified in the companies studied, and the implementation of the postponement strategy led to changes in the productive process of tomatoderived products. These changes involved the movement of the decoupling point and the increase in the make-to-order production, which had positive impacts on the businesses. Research limitations/implications – This paper analyzed the application of postponement in a specific sector of the food industry. Future research must analyze the application of this strategy in other segments of the food industry and other sectors as well. Practical implications – The information acquired in this can contribute to a more adequate application of postponement in a little-known industry sector. Originality/value – In addition to further discussion on the issue and verification of postponement application in food companies, this research presents information to assist the adoption, use, and consolidation of the postponement strategy.
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    Uma caracterização de medidas de desempenho para avaliar o postponement : estudos de caso em empresas da indústria de alimentos.
    (2011) Ferreira, Karine Araújo; Alcântara, Rosane Lúcia Chicarelli; Chaves, Gisele Lorena Diniz
    O postponement, que consiste em retardar a configuração final e/ou movimentação de produtos até que os pedidos dos consumidores sejam recebidos, é uma estratégia cada vez mais utilizada por empresas preocupadas em gerenciar a complexidade e a variedade crescente de produtos. Apesar de 60 anos de investigação sobre o tema, pouco ainda se sabe sobre os resultados de sua aplicação, principalmente na indústria brasileira de alimentos, onde o conceito é ainda pouco discutido. Embora vários autores apontem diferentes medidas para avaliar o desempenho logístico e da cadeia de suprimentos, existem poucos trabalhos que retratem quais destas seriam medidas adequadas para avaliar os impactos do postponement. Assim, nesta pesquisa buscou-se investigar como a estratégia de postponement é aplicada em empresas da indústria de alimentos e quais as medidas de desempenho passíveis de serem usadas para avaliar os resultados dessa aplicação. Para atender estes objetivos, foram desenvolvidos seis estudos de caso em empresas do segmento de fabricação de sucos e conservas de frutas. Os resultados obtidos propiciaram confrontar as medidas de desempenho encontradas na literatura com as indicadas na pesquisa empírica e sistematizá-las de forma a obter uma possível relação de medidas para avaliação da estratégia de postponement.
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    Postponement e outros conceitos aplicados à gestão da produção : semelhanças e diferenças.
    (2011) Ferreira, Karine Araújo; Alcântara, Rosane Lúcia Chicarelli
    A estratégia de postponement é cada vez mais utilizada por empresas preocupadas em gerenciar a complexidade e a variedade crescente de produtos. Em sua essência, o postponement consiste em adiar o máximo possível qualquer deslocamento e/ou configuração final de produtos até que a demanda seja conhecida. Nos últimos anos, o presente tema tem despertado interesse de acadêmicos e executivos em diversos países. Apesar da atenção crescente ao tema, poucos trabalhos abordam as diferenças conceituais e práticas entre postponement e outros conceitos aplicados na gestão da produção, tais como: customização em massa, ponto de desacoplamento, modularidade, estratégias de produção, Just in time e sistemas flexíveis de manufatura. Assim, neste artigo procurar-se-á investigar e definir esses conceitos, apresentando suas semelhanças, diferenças e relacionamento destes com o postponement. A pesquisa realizada neste trabalho é de natureza qualitativa, onde foi realizado um desenvolvimento teórico-conceitual1com base na revisão de literatura realizada neste artigo.
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    Abordagens para aplicação da estratégia de postponement : estudo multicaso em empresas da indústria de alimentos.
    (2013) Ferreira, Karine Araújo; Alcântara, Rosane Lúcia Chicarelli
    O propósito deste artigo foi investigar a aplicação prática do postponement em empresas alimentícias brasileiras e identificar as abordagens (passos) para aplicação desta estratégia nestas empresas. Além da maior discussão sobre o tema, a principal motivação para este trabalho é o estudo desta estratégia em um setor em que o tema é ainda pouco explorado. Foram apresentados seis estudos de caso em empresas alimentícias do segmento de fabricação de conservas de frutas, tais como processadoras de tomate e laranja. Este trabalho traz duas contribuições principais. A primeira é a apresentação de uma estrutura conceitual, com as principais abordagens para a implementação do postponement obtidas da literatura, que pode e deve ser adequada para diferentes setores da indústria. A segunda é uma primeira adequação desse quadro para empresas da indústria alimentícia, especificamente empresas processadoras de tomates e produtoras de suco de laranja. Dentre as principais conclusões deste trabalho, pode-se destacar que a aplicação do postponement é uma prática cada vez mais frequente no segmento investigado e tem transformado as relações entre empresas. Adicionalmente, foi verificado, que nenhuma das empresas estudadas apresentava uma estrutura formalizada para aplicação da estratégia de postponement, sendo sua implantação baseada apenas na experiência dos seus gestores.
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    Postponement : uma análise baseada na perspectiva histórica da literatura.
    (2012) Ferreira, Karine Araújo; Alcântara, Rosane Lúcia Chicarelli
    A estratégia de postponement é cada vez mais utilizada por empresas preocupadas em gerenciar a complexidade e a variedade crescente de produtos. Em essência, o postponement (postergação) consiste em adiar o máximo possível qualquer deslocamento e/ou configuração final de produtos até que a demanda seja conhecida. Nos úl¬timos anos, o presente tema tem despertado interesse de acadêmicos e executivos em diversos países. Apesar da atenção crescente ao tema, existem ainda poucos estudos aprofundados sobre o assunto no Brasil. Neste artigo, procurou-se investigar e analisar a literatura sobre postponement, identificando os principais trabalhos publica¬dos em 61 anos de estudo sobre o tema. A pesquisa realizada neste trabalho é de natureza qualitativa, em que foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema. Essa revisão bibliográfica resultou no desenvolvimento de um quadro de referência da literatura de postponement, que apresenta a síntese dos principais trabalhos pro¬duzidos sobre o tema em ordem cronológica, bem como a principal contribuição de cada um deles. Este artigo mostra que um crescente número de pesquisas foi desenvolvido sobre o tema, nesses 61 anos de pesquisa, sendo a maioria deles publicados na literatura internacional. Pesquisas sobre postponement podem ser verificadas em diferentes áreas de conhecimento e mostram sua aplicação em diferentes estágios da cadeia de suprimentos. Adicionalmente, vários trabalhos relacionam a estratégia de postponement com outros conceitos, tais como cus¬tomização em massa, cadeia de suprimentos ágil e enxuta, gestão da demanda e medição de desempenho. _____________________________________________________________________
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    Uma discussão sobre as diferentes classificações da estratégia de postponement.
    (2012) Ferreira, Karine Araújo; Alcântara, Rosane Lúcia Chicarelli
    A estratégia de postponement é cada vez mais utilizada por empresas preocupadas em gerenciar a complexidade e a variedade crescente de produtos. Em sua essência, o postponement consiste em adiar o máximo possível qualquer deslocamento e/ou configuração final de produtos até que a demanda seja conhecida. Nos últimos anos, este tema tem despertado o interesse de acadêmicos e executivos em diversos países. Apesar da atenção crescente ao tema, poucos trabalhos abordam as diferenças conceituais entre as diversas classificações de postponement apresentadas em mais de 60 anos de literatura sobre o tema e em diferentes áreas de pesquisa. Assim, neste artigo procurar-se-á investigar e apresentar essas classificações, identificando suas semelhanças e diferenças. A abordagem de pesquisa realizada é a qualitativa, sendo o método caracterizado como teórico-conceitual, voltado à busca e à revisão da literatura sobre a estratégia de postponement.