DEPRO - Departamento de Engenharia de Produção
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Resultados da Pesquisa
Item Direcionadores da adoção de estratégias de postponement : estudo multicaso em empresas da indústria de alimentos.(2012) Ferreira, Karine Araújo; Alcântara, Rosane Lúcia ChicarelliO propósito deste artigo foi investigar a aplicação prática do postponement em empresas alimentícias brasileiras e identificar os direcionadores que motivam/facilitam a adoção do postponement nessas empresas. Seis estudos de caso foram realizados em empresas do segmento de fabricação de conservas de frutas e vegetais, como empresas processadoras de suco laranja e de derivados de tomate. Além de maior discussão sobre o tema e a verificação de sua aplicação em empresas alimentícias, este trabalho traz duas contribuições principais: a primeira é apresentar um quadro teórico com os principais direcionadores para a adoção do postponement identificados na literatura; a segunda é confrontar os direcionadores da pesquisa empírica e teórica, gerando um quadro teórico com os principais direcionadores adaptado para indústria de alimentos.Item Uma caracterização de medidas de desempenho para avaliar o postponement : estudos de caso em empresas da indústria de alimentos.(2011) Ferreira, Karine Araújo; Alcântara, Rosane Lúcia Chicarelli; Chaves, Gisele Lorena DinizO postponement, que consiste em retardar a configuração final e/ou movimentação de produtos até que os pedidos dos consumidores sejam recebidos, é uma estratégia cada vez mais utilizada por empresas preocupadas em gerenciar a complexidade e a variedade crescente de produtos. Apesar de 60 anos de investigação sobre o tema, pouco ainda se sabe sobre os resultados de sua aplicação, principalmente na indústria brasileira de alimentos, onde o conceito é ainda pouco discutido. Embora vários autores apontem diferentes medidas para avaliar o desempenho logístico e da cadeia de suprimentos, existem poucos trabalhos que retratem quais destas seriam medidas adequadas para avaliar os impactos do postponement. Assim, nesta pesquisa buscou-se investigar como a estratégia de postponement é aplicada em empresas da indústria de alimentos e quais as medidas de desempenho passíveis de serem usadas para avaliar os resultados dessa aplicação. Para atender estes objetivos, foram desenvolvidos seis estudos de caso em empresas do segmento de fabricação de sucos e conservas de frutas. Os resultados obtidos propiciaram confrontar as medidas de desempenho encontradas na literatura com as indicadas na pesquisa empírica e sistematizá-las de forma a obter uma possível relação de medidas para avaliação da estratégia de postponement.Item Abordagens para aplicação da estratégia de postponement : estudo multicaso em empresas da indústria de alimentos.(2013) Ferreira, Karine Araújo; Alcântara, Rosane Lúcia ChicarelliO propósito deste artigo foi investigar a aplicação prática do postponement em empresas alimentícias brasileiras e identificar as abordagens (passos) para aplicação desta estratégia nestas empresas. Além da maior discussão sobre o tema, a principal motivação para este trabalho é o estudo desta estratégia em um setor em que o tema é ainda pouco explorado. Foram apresentados seis estudos de caso em empresas alimentícias do segmento de fabricação de conservas de frutas, tais como processadoras de tomate e laranja. Este trabalho traz duas contribuições principais. A primeira é a apresentação de uma estrutura conceitual, com as principais abordagens para a implementação do postponement obtidas da literatura, que pode e deve ser adequada para diferentes setores da indústria. A segunda é uma primeira adequação desse quadro para empresas da indústria alimentícia, especificamente empresas processadoras de tomates e produtoras de suco de laranja. Dentre as principais conclusões deste trabalho, pode-se destacar que a aplicação do postponement é uma prática cada vez mais frequente no segmento investigado e tem transformado as relações entre empresas. Adicionalmente, foi verificado, que nenhuma das empresas estudadas apresentava uma estrutura formalizada para aplicação da estratégia de postponement, sendo sua implantação baseada apenas na experiência dos seus gestores.Item Uma discussão sobre as diferentes classificações da estratégia de postponement.(2012) Ferreira, Karine Araújo; Alcântara, Rosane Lúcia ChicarelliA estratégia de postponement é cada vez mais utilizada por empresas preocupadas em gerenciar a complexidade e a variedade crescente de produtos. Em sua essência, o postponement consiste em adiar o máximo possível qualquer deslocamento e/ou configuração final de produtos até que a demanda seja conhecida. Nos últimos anos, este tema tem despertado o interesse de acadêmicos e executivos em diversos países. Apesar da atenção crescente ao tema, poucos trabalhos abordam as diferenças conceituais entre as diversas classificações de postponement apresentadas em mais de 60 anos de literatura sobre o tema e em diferentes áreas de pesquisa. Assim, neste artigo procurar-se-á investigar e apresentar essas classificações, identificando suas semelhanças e diferenças. A abordagem de pesquisa realizada é a qualitativa, sendo o método caracterizado como teórico-conceitual, voltado à busca e à revisão da literatura sobre a estratégia de postponement.