DEMIN - Departamento de Engenharia de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/510

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    The importance of the economic exploitation plan in the decision making process in mining.
    (2022) Almeida, Wendel Eduardo de; Curi, Adilson; Arroyo Ortiz, Carlos Enrique
    In general, investors evaluate several investment alternatives including, obviously, the possibility of money investment in the banking system. The mineral resource industry is just one of the several options of investment available in the financial market. To select this option, especially for the mining investments, investors require ever more projects with proven financial security and developed by renowned companies. The financial return or potential of the project must be significant to justify the risks inherent to the mining activities. To facilitate the financial analyses of mine projects, in this study is proposed a methodology based on an economic analysis of the Brazilian gold Berimbau mine through an Economic Exploitation Plan - EEP- where a sensitivity analysis of the project cash flow was performed and variations in the ore price, investments (CAPEX - capital expenditure) and operating costs (OPEX - operating expense) were applied. An orthodox scenario with an ore price (gold) of USD 900.00/oz was considered. The results, specific aspects and socioeconomic benefits have confirmed the project’s feasibility.
  • Item
    Análise da aplicabilidade do plano de fechamento de mina no plano de aproveiramento econômico.
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2009) Resende, Alessandro Gomes; Lima, Hernani Mota de
    O presente trabalho baseia-se numa proposta de analisar o grau de atendimento por parte das empresas de mineração com operações no Estado de Minas Gerais, no que diz respeito às exigências previstas no Código de Mineração e na legislação em vigor, notadamente a apresentação do plano de fechamento de mina, conforme a NRM-20, quando da elaboração do plano de aproveitamento econômico - PAE. Para a execução deste trabalho foi realizado um estudo de todas as concessões de lavra do Estado de Minas Gerais, de forma a propiciar uma visão geral sobre a situação das minas, além de demonstrar a ausência da estruturação de uma política de fechamento de minas e controle rígido das minas com suspensão temporária de lavra ou abandonadas. A partir do mapeamento das concessões de lavra foram estudados e analisados 30 planos de aproveitamento econômico com foco principal na abordagem dada ao plano de fechamento de mina. O resultado mostrou que nenhuma empresa contemplou o plano de fechamento de mina, quando da elaboração do PAE para requerer a concessão de lavra ou mesmo no momento em que foi feita alguma atualização desse estudo técnico-econômico ao longo dos anos de operação. Verificou-se também que dos 30 PAE’s estudados, 13 minas contemplaram na análise econômica da jazida algum custo com fechamento de mina, mesmo que não tenham elaborado o plano de fechamento de mina propriamente dito. Este procedimento adotado pode aumentar consideravelmente os gastos com o fechamento do empreendimento, pois como a mina não teve um plano de fechamento, que deveria ter sido implementado desde o início das operações, não teve uma preparação adequada quando da aproximação do fim da sua vida útil. Isso implica também que todos os desembolsos financeiros com o fechamento da mina ficarão concentrados na sua fase de exaustão, além de todas as atividades operacionais tais como: conformação de taludes, rebatimento de bancos, recuperação de áreas degradadas, execução de drenagens superficiais, entre outros, o que não é o ideal.