DEMIN - Departamento de Engenharia de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/510

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Estudo dos parâmetros envolvidos na determinação da função benefício na mineração.
    (2017) Changanane, Arsénio Paulo; Curi, Adilson; Curi, Adilson; Lacerda, Carla Maria Mendes; Silva, José Margarida da
    O presente trabalho foi desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica, a qual centraliza-se no “Estudo dos Parâmetros envolvidos na Determinação da Função Benefício na Mineração”, com o propósito de avaliar os ganhos da melhor formulação da função benefício em empreendimentos mineiros. Com isso, foram descritos os critérios básicos para a determinação dos parâmetros da função benefício em empreendimentos de mineração que se refletem em receitas advindas da venda do bem mineral e nos custos unitários de produção desse mineral. Esses parâmetros variam à medida que os trabalhos sejam desenvolvidos. Analisaram-se os procedimentos para a estimativa dos custos de capital e operacionais em projetos de mineração. Descreveram-se as metodologias de previsão dos preços das commodities minerais. Um destaque especial foi dado à variável “teor de corte” na mineração que define a fronteira entre o que é minério e o que é estéril. Finalmente foi feita uma abordagem sobre as novas metodologias de maximização do valor presente líquido dos projetos de mineração considerando principalmente os programas de simulação dos teores de corte, em especial a técnica de simulação estocástica.
  • Item
    Uma análise da importância do plano de aproveitamento econômico no processo de tomada de decisão na mineração.
    (2017) Almeida, Wendel Eduardo de; Curi, Adilson; Sousa, Wilson Trigueiro de; Curi, Adilson; Lima, Gabriel Alves da Costa; Silva, José Margarida da
    A indústria mineral é apenas uma das várias opções de investimento disponíveis no mercado financeiro. Para selecionar essa opção e aplicar o seu capital em mineração, investidores exigem cada vez mais projetos com comprovada segurança financeira desenvolvidos por empresas de reputação ilibada. O investidor avalia as diversas opções de investimento englobando a possibilidade de investimento do dinheiro no sistema bancário. O retorno financeiro ou potencial do projeto deve ser significativo para justificar os riscos inerentes às atividades de mineração. Para facilitar as análises financeiras dos projetos de mineração, este estudo propõe uma metodologia baseada em uma análise econômica de um depósito de ouro Brasileiro hipotético – Mina Berimbau - por meio de um Plano de Aproveitamento Econômico - PAE, onde foi realizada uma análise de sensibilidade do fluxo de caixa do projeto aplicando variações no preço de venda, nos investimentos (CAPEX - Capital expenditure) e nos custos operacionais (OPEX - Operating expense). Para tal, foi considerado um cenário conservador com o preço de venda do ouro de 900,00 USD/oz. Os resultados, aspectos específicos e benefícios socioeconômicos confirmaram a viabilidade do projeto.