DEMIN - Departamento de Engenharia de Minas
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Item Planejamento operacional de lavra com alocação dinâmica de caminhões : abordagens exata e heurística.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2008) Araújo, Francisco César Rodrigues de; Souza, Marcone Jamilson FreitasEste trabalho trata do planejamento operacional de lavra com alocação dinâmica de caminhões. Este problema consiste em determinar o número de viagens que cada caminhão deve fazer a cada frente de lavra, bem como decidir em quais frentes de lavra alocar as carregadeiras,de sorte a atender às metas de produção e qualidade requeridas para o mínimo a ser produzido, fazendo o melhor aproveitamento da frota de veículos disponível. Dada sua complexidade combinatória, o problema é abordado por um procedimento heurístico baseado na metaheurísticaIterated Local Search. Também é formulado um modelo de programação matemática, o qual serve para validar o método heurístico proposto. Os modelos propostos são testados por meio da utilização de dados reais em um software desenvolvido para este fim.Item Métodos de otimização multiobjetivo e de simulação aplicados ao problema de planejamento operacional de lavra em minas a céu aberto.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2011) Pantuza Júnior, Guido; Souza, Marcone Jamilson FreitasEste trabalho tem seu foco no problema de planejamento operacional de lavra de mina a céu aberto, considerando alocação dinâmica de caminhões. Considera-se a existência de uma frota heterogênea de caminhões, a existência de dois pontos de descarga para o material lavrado, sendo o britador para descarga de minério e a pilha de estéril para descarga de estéril. O tempo de ciclo dos equipamentos tamb ém foi considerado como um parâmetro que depende da frente de lavra, do tipo de caminhão e do tipo de material transportado. Para sua resolução, propõe-se uma abordagem multiobjetivo, uma vez que o problema é constituído de diversas metas con itantes. São propostos um modelo de programação linear por metas, um algoritmo genético multiobjetivo híbrido baseado no algoritmo genético multiobjetivo NSGA II, assim como um modelo de simulação computacional para validar os modelos exato e heurístico, bem como para fazer o sequenciamento das viagens realizadas pelos caminhões. Os experimentos computacionais mostram a efetividade da proposta.