DEMIN - Departamento de Engenharia de Minas

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    Estudo de viabilidade de lavra com uso de mineradores contínuos de superfície na mineração de xisto de São Mateus do Sul – PR.
    (2017) Dias Filho, Jaime; Curi, Adilson; Curi, Adilson; Arroyo Ortiz, Carlos Enrique; Cabral, Ivo Eyer
    Desde seu início nas operações de lavra de mina a céu aberto, a tecnologia de mineração contínua de superfície se apresenta como uma grande e vantajosa inovação quando comparada aos modelos convencionais de lavra de mina, promovendo uma lavra mais simples, confiável, segura, econômica, automatizada e ambientalmente responsável. Elimina de forma imediata a necessidade do uso de explosivos na mina, assim como diversos riscos de segurança e de meio ambiente que se fazem presentes nos sistemas de lavra convencionais. Desta forma, a tecnologia de mineração contínua de superfície apresenta-se como uma especialização de lavra já consolidada e amplamente reconhecida pelo mercado de mineração mundial, com amplos ganhos técnicos e econômicos no que concerne a lavra de mina a céu aberto, em especial ao já consagrado Método de Lavra em Tiras. Diante dos benefícios de aplicação desta tecnologia, o presente projeto de pesquisa objetiva elaborar um estudo de viabilidade técnica do uso dos mineradores contínuos de superfície para a lavra de folhelho (xisto) betuminoso da Unidade de Industrialização do Xisto - SIX da PETROBRAS S.A, situada no município de São Mateus do Sul, Estado do Paraná, considerando seus principais benefícios técnicos, ambientais, sociais e de segurança, pela comprovação de possibilidade de aplicação dos mineradores contínuos de superfície com análise de testes de compressão simples das rochas da mina, identificação das perdas de minério na mina de xisto com vistas à suas eliminações, melhor aproveitamento da jazida de xisto com aumento em quantidade e qualidade de ROM pela característica de lavra seletiva de minério dos equipamentos, e definição do método de operação e dimensionamento de frota de mineradores contínuos de superfície.
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    Análise da viabilidade técnica e econômica do uso de minerador contínuo de superfície em uma mina de minério de ferro.
    (2016) Ditlef, Alexandre; Lima, Hernani Mota de; Fernandes, Eunírio Zanetti; Sousa, Wilson Trigueiro de
    Os diversos desafios com que se deparam os Engenheiros de Minas para tornar viável um empreendimento mineiro tem evoluído muito nos últimos anos. Entre estes desafios podemos citar a crescente descoberta de novos depósitos com baixos teores, depósitos menores, alta relação estéril/minério, minérios cada vez mais heterogêneos, baixa recuperação metalúrgica, logística complicada, um mercado cada vez mais exigente, impondo diversas penalidades nas impurezas encontradas nos produtos, além, é claro, de diversas medidas para se minimizar ou quiçá evitar os impactos ambientais. Acompanhando estes desafios, novas tecnologias, softwares, equipamentos de lavra e de processamento mineral estão sendo desenvolvidos pelos fabricantes de equipamentos. O foco deste trabalho é apresentar as informações detalhadas e as premissas necessárias para as possíveis aplicações, dentro da indústria mineral, dos mineradores contínuos de superfície mais conhecidos como surface miners - equipamento atualmente mais utilizado no âmbito das operações de lavra de carvão e de fosfato que está, cada vez mais, sendo incorporado nas avaliações de diversos projetos de mineração. Este trabalho pretende mostrar a utilização deste equipamento no âmbito de engenharia mineral e como deve ser conduzido o estudo para a sua aplicação.
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    Métodos de lavra de rochas ornamentais.
    (2003) Reis, Renato Capucho; Sousa, Wilson Trigueiro de
    Nesse trabalho são apresentados os principais métodos de lavra de rochas ornamentais usados atualmente em muitas pedreiras do Brasil e do exterior. Embora a tecnologia de corte e o beneficiamento sejam aspectos importantes relacionados à produção de rochas ornamentais, o objetivo desse trabalho é apenas descrever os métodos de lavra mais usados. Na ausência de normas técnicas brasileiras que estabeleçam uma classificação apropriada, foi utilizada a classificação mais usada na literatura e na indústria.
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    Metodologia de planejamento de mina para retomada das operações de lavra das jazidas de Kassinga Norte-Angola.
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2010) Chimuco, João Paulino Júlio; Cabral, Ivo Eyer
    A presente dissertação visa apresentar uma metodologia de planejamento de lavra para retomada das atividades de lavra nas jazidas de minério de ferro em Kassinga Norte, na região da Jamba, província de Huila-Angola. Essas jazidas são as de Osse (A e B), cuja detentora dos direitos de lavra é a Empresa Nacional do Ferro de Angola-Ferrangol, E.P. Para efeito, com base no programa de retomada das atividades de lavra das jazidas de Kassinga Norte, meta da Ferrangol-E.P, propõe-se um planejamento de lavra focando os objetivos gerais e específicos. A metodologia do trabalho inclui um estudo geoestatístico para estimativa de reservas usando krigagem ordinária e planejamento de mina estratégico (otimização) e tático (seqüenciamento) com suporte de ferramentas informáticas. É apresentada uma revisão bibliográfica abordando as principais técnicas de estimativa de reservas (métodos tradicionais e geoestatísticos), os conceitos principais sobre os tipos de planejamento assim como algumas técnicas de otimização e seqüenciamento de lavra. Um estudo de caso da região, enfocando aspectos tais como a localização da área, geologia local, banco de dados utilizado, estimativa das reservas e planejamento de lavra é apresentado em seguida. Finalmente são apresentados os resultados e as conclusões sobre todo o trabalho.
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    Avaliação sistêmica de tecnologias aplicáveis ao APL Lagoa Santa.
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2008) Barbosa, Michele Cristina Rufino; Curi, Adilson
    O Estado de Minas Gerais é o primeiro pólo minerador de rochas ornamentais, por diversidade, no Brasil, sendo que mais de 150 tipos comerciais de rochas ornamentais são explotadas no estado. A pedra Lagoa Santa, nome usado para denominar o calcário dolomítico, extraído nos municípios de Pedro Leopoldo e Funilândia, é um dos tipos de rocha de revestimento com boa perspectiva comercial. Sua explotação é desenvolvida por 70 pequenas empresas da região. A este grupo de empresas, incluindo toda a rede produtiva interligada, denominamos neste projeto de Aglomerado Produtivo Local de Lagoa Santa – APL Lagoa Santa. O presente trabalho avaliou a atividade de explotação e comercialização da Pedra Lagoa Santa, investigando sua origem, seu estágio atual e suas perspectivas futuras. O objetivo do estudo foi compreender suas potencialidades econômicas e sociais e contribuir para o aumento do nível de desempenho operacional, técnico, logístico, ambiental e mercadológico das unidades produtivas. A pesquisa seguiu uma abordagem exploratória e uma análise qualitativa. Os dados foram coletados através de visitas às empresas. Entrevistas também foram realizadas com empresários e pessoas ligadas ao APL lagoa Santa. Os resultados obtidos demonstraram que o setor representa importante fator de geração de emprego e renda para a região. Foi visto que as empresas enfrentam dificuldades administrativas e de produção, o que vem criando obstáculos para o crescimento e sedimentação do arranjo produtivo local de base mineral. Ao final da dissertação é apresentado um diagnóstico completo do APL Lagoa Santa, com uma demonstração da cadeia produtiva, extração, beneficiamento e os problemas que inibem o desenvolvimento desse arranjo produtivo local junto aos mercados nacional e mesmo internacional.
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    Transição da mina a céu aberto para subterrânea no morro da mina.
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Lopes, Gustavo Fontes; Silva, José Margarida da
    Esta dissertação tem como objetivo avaliar os recursos minerais remanescentes da cava final através de uma lavra subterrânea no Morro da Mina, atividade centenária de lavra e beneficiamento de minério de manganês no Brasil. Para sua realização, inicialmente se fez necessária uma pesquisa bibliográfica e estudos sobre temas relacionados à mineração subterrânea, aprofundamento de minas a céu aberto que passaram pela profundidade de transição, até a fase de lavra essencialmente subterrânea, dando continuidade às operações através de porções ou corpos mineralizados que não foram economicamente viáveis pelos métodos de lavra a céu aberto. Sua aplicação prática a realidade do Morro da Mina está associada às decisões futuras de engenharia, planejamento estratégico da mina e aspectos relacionados ao plano de fechamento, durante a fase de desativação do empreendimento. As informações geradas foram discutidas com a equipe técnica do Morro da Mina e mostraram claramente a necessidade de continuidade das pesquisas geológicas em profundidade visando o conhecimento geológico e estrutural da mineralização e ainda, aprimorando o grau de confiabilidade das informações, possibilitando assim, elevar a classificação dos recursos remanescentes até a categoria de recursos medidos ou até mesmo, em reservas indicadas e medidas. Por outro lado, os resultados obtidos nesta dissertação utilizando informações fornecidas pela empresa, discussões com consultorias técnicas envolvidas nos assuntos correlacionados, bibliografia disponível e conhecimentos adquiridos nas disciplinas do programa de pós-graduação, permitiram concluir que existe viabilidade técnica e econômica no aproveitamento dos recursos minerais remanescentes a cava final, através de uma lavra subterrânea. O resultado da análise de viabilidade e as conclusões técnicas obtidas serão incorporados ao planejamento estratégico da mina na forma de acervo técnico, fornecendo subsídios para projetos de engenharia e discussões acerca do tema.
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    Seleção de caminhões rodoviários para mineração utilizando a metodologia de auxílio multicritério à decisão : estudo de caso: mineração de bauxita.
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Sousa Junior, Wilson Trigueiro de; Cabral, Ivo Eyer
    Em todos os empreendimentos minerários, um fator que merece estudos econômicos prévios são os custos de transporte relacionados ao empreendimento, sejam estes custos logísticos internos ou externos, acarretando grande peso no lucro líquido. Assim, se faz muito importante nas fases de aquisição ou substituição de frotas de transporte, estudos de viabilidade econômica para se determinar a melhor combinação de equipamentos de carga e transporte (interno/externo) que atendam às demandas de produção com um menor custo, avaliando as alternativas existentes para aquisição no mercado. O presente trabalho utilizou um estudo de caso de seleção de caminhões rodoviários para o transporte do ROM (run of mine) em uma mineradora de bauxita do Estado de Minas Gerais, utilizando-se da metodologia de auxílio multicritério à decisão (MCDA em inglês ou AMD em português). Durante o estudo de caso três questões chaves foram selecionadas, respondendo às principais incertezas para a aquisição de equipamentos: qual modelo comprar, qual a quantidade mínima a ser adquirida e por quanto tempo permanecer com o equipamento. Para responder a primeira pergunta percebeu-se que, no estudo de caso, a diferença financeira entre as alternativas avaliadas não justificava a aquisição de uma em relação à outra. Foi constatado que a resposta às duas últimas perguntas deve ser realizada com cálculos e análises quantitativas, considerando-se dados financeiros. Assim, fatores qualitativos deveriam ser considerados no processo de decisão. Partindo da premissa de igual poder de escolha das alternativas, a utilização do AMD possibilitou a quantificação de dados qualitativos no processo de tomada de decisão. Com esse propósito, foi criada uma metodologia capaz de ser adaptada para atender a novos processos de aquisição/substituição de equipamentos em empresas mineradoras, considerando a possibilidade de se utilizar e especificar fatores importantes e subjetivos durante o processo de decisão da seleção desses equipamentos.
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    Desenvolvimento de um aplicativo para estimativa de custo de fechamento de mina.
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2005) Guimarães, Roberto Braulio; Lima, Hernani Mota de
    A estimativa de custo é um dos itens de maior importância no plano de fechamento de mina. Um dos propósitos de uma estimativa de custos de fechamento de mina é assegurar a existência de fundos, suficientes para uma adequada recuperação de todas as áreas afetadas pelas operações mineiras. Estimativas de custos de fechamento de mina devem incluir os custos de reabilitação das áreas degradadas e a desativação de estruturas da mina não apropriadas para o uso futuro da área, bem como, os custos de mobilização, engenharia e projetos e contingenciais. Neste trabalho buscou-se o desenvolvimento de um aplicativo (Software), em ambiente DELPHI, para estimativa de custos de fechamento de mina, denominado CESCFEM. Espera-se com este programa a disponibilidade de uma ferramenta de estimativa dos custos de fechamento de mina, não só para empresas de mineração, mas também para os órgãos governamentais para avaliação dos planos a eles submetidos.
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    Um modelo de programação matemática para otimizar a composição de lotes de minério de ferro da mina Cauê da CVRD.
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2005) Moraes, Edilaila Fernandes; Souza, Marcone Jamilson Freitas
    Este trabalho tem seu enfoque no problema de blendagem de produtos de minério de ferro, estocados nos pátios da mina Cauê, da empresa Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), em Minas Gerais, para a composição de lotes. Propõe-se um modelo de programação linear por metas que visa determinar os locais de retomada do produto estocado, de tal forma que a mistura atenda aos limites de especificações de qualidade e quantidade preestabelecidos pelo cliente e satisfaça as restrições operacionais do pátio. O modelo de programação matemática desenvolvido foi implementado no modelador e otimizador LINGO 9.0, interfaceando com planilhas do EXCEL 2000, o que possibilitou a utilização e exportação de dados em um ambiente familiar à empresa de mineração. O sistema desenvolvido foi validado comparando-se os resultados obtidos com os produzidos manualmente pela empresa. Os resultados computacionais apresentados comprovaram que é possível prover uma melhora na composição dos lotes através do modelo proposto.
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    Aplicação da técnica de simulação para análise da superposição de ondas sísmicas geradas em desmonte de rocha pela dispersão dos tempos de retardo utilizando o método de Monte Carlo.
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2010) Klen, André Monteiro; Silva, Valdir Costa e
    Este trabalho é resultado de um estudo através de simulação baseada no Método de Monte Carlo, da relação que existe entre a dispersão dos tempos de retardo dos acessórios de iniciação e elementos de retardos de superfície com o excesso de vibração provocado pela superposição de ondas sísmicas em atividades de desmonte de rocha por explosivo em lavra a céu aberto. As conclusões foram desenvolvidas a partir dos resultados gerados pela simulação de diferentes planos de fogo, constituídos por retardos de superfície para cordel e detonadores tipo tubo de choque com retardo. Com os resultados da simulação dos planos de fogo observou-se a capacidade desta técnica de representar as dispersões e avaliar a probabilidade de superposição de ondas entre furos adjacentes, o que possibilita a sua utilização como ferramenta na tomada de decisão no desenvolvimento de planos de fogo no que se refere à análise da vibração e dimensionamento dos tempos de retardo.