DEMIN - Departamento de Engenharia de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/510

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Tratamento de efluente de percolação pluvial em pilhas de carvão mineral.
    (2007) Pimentel, Danielle Andrade; Luz, José Aurélio Medeiros da
    A drenagem acida de mina e dos principais problemas ambientais associados a mineração de carvão e de sulfetos. Tais efluentes tem usualmente elevada acidez e teores apreciáveis de metais pesados. O tratamento dos efluentes ácidos de mina usualmente envolve sua alcalinização, com precipitação e/ou imobilização das espécies dissolvidas, antes de uma neutralização final. Efluentes oriundos da lixiviação por águas pluviais de pilhas de armazenamento de carvão mineral apresentam características similares as de drenagem acida de mina. Contribui para isso tanto o pH acido da água de chuva (principalmente em zonas intensamente industrializadas), quanto a percolação de ar atmosférico (o que favorece a oxidação dos sulfetos presentes). Neste trabalho, a percolação pluvial em pilhas de carvão foi simulada e o efluente resultante foi fisioquimicamente caracterizado e submetido a tratamento, com desestabilização de contaminantes solúveis antecedente a etapa de agregação, e com subsequente decantação dos ultrafinos carreados e precipitados. A metodologia incluiu experimentos de sedimentação de finos de carvão, a fim de avaliar a eficiência dos reagentes no processo de clarificação e remoção de metais pesados, em função do tempo de retenção, vazão de alimentação, tipo e concentração de floculantes e coagulantes.
  • Item
    A diplomacia do petróleo e a internacionalização das companhias petrolíferas chinesas.
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2010) Souza, Leonardo Silveira de; Furtado, Marco Antônio Tourinho
    O abastecimento energético é um dos grandes desafios a serem superados pelo governo chinês para a continuidade do seu crescimento econômico obtido nas últimas três décadas. O crescimento econômico chinês fez com que a demanda por energia superasse a produção interna, gerando a necessidadede importação de petróleo e gás. A necessidade só não foi maior porque a China tem a terceira maior reserva de carvão do mundo e é o maior consumidor. Esse obstáculo se transformou em oportunidade para as empresas de petróleo chinês internacionalizarem suas atuações nas principais províncias petrolíferas e gasíferas no mundo. A internacionalização fez com que o governo chinês desenvolvesse uma “diplomacia do petróleo”, baseada na aproximação política e econômica junto aos principais e potenciais países exportadores mundiais de petróleo e gás. Essa mudança de comportamento da China torna-se uma das prioridades no trato das questões internacionais na agenda de sua política externa.