DEMIN - Departamento de Engenharia de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/510

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Métodos de lavra aplicados à extração de rochas ornamentais.
    (2012) Russo, Mário Luís Cabello; Peres, Antônio Eduardo Clark; Martins, Afonso Henriques; Silva, Rodolfo Gonçalves Oliveira da; Pereira, Carlos Alberto
    A natureza dos métodos de lavra de rochas ornamentais varia em função das características do maciço rochoso, condições topográficas, afloramento, fraturas, tipo e espessura da cobertura etc. O material de interesse na frente de lavra pode apresentar-se com foliação desenvolvida, viabilizando a extração em placas, ou em forma compacta, de onde são extraídos blocos. Quando a extração se dá por blocos, a mesma pode ser feita de maneira mais simples, a partir de matacões isolados ou por desabamento provocado por detonações, porém o tipo de extração em blocos mais usado é a explotação via “maciços rochosos”, quando se extraem blocos diretamente de um maciço rochoso compacto. Neste trabalho é apresentada uma revisão dos métodos de lavra, correlacionando os mesmos com a rocha de interesse e com as condições gerais de explotação.
  • Item
    Perspectives for use of hydraulic fracturing in oil and gas production.
    (2014) Mouallem, Carlos; Sousa, Wilson Trigueiro de; Cabral, Ivo Eyer; Curi, Adilson
    A técnica de estimulação por fraturamento hidráulico desponta, atualmente, como uma das principais estratégias utilizadas pelas empresas do setor de exploração de petróleo para o aumento da sua produção. Contudo, em alguns países, como é o caso do Brasil, existem discordâncias quanto à empregabilidade desse método, tendo em vista, sobretudo, os prováveis riscos que podem estar associados à utilização do mesmo. Verificou-se que, em relação à questão econômica, as principais vantagens estão relacionadas ao aumento da produtividade. Contudo os pesquisadores salientam que as principais desvantagens em relação a esse método estão relacionadas às questões ambientais. Entre os principais riscos, estão a possibilidade de contaminação da água e do solo, os riscos de subsidência, a contaminação do meio com os fluidos provenientes desse processo, entre outros.