DEMIN - Departamento de Engenharia de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/510

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    Uso de simulação de eventos discretos para avaliação de desempenho de caminhões autônomos em mineração.
    (2020) Barbosa, Rodrigo Correia; Arroyo Ortiz, Carlos Enrique; Curi, Adilson; Arroyo Ortiz, Carlos Enrique; Cabral, Ivo Eyer; Rodrigues, Lásara Fabrícia
    Este trabalho apresenta a criação de um simulador especializado para o sistema de carregamento e transporte, sua validação comparando resultados simulados a duas operações reais de perfil operacional distinto, além de comparativo com software comercial. O simulador foi aplicado no estudo do desempenho de caminhões autônomos em ambiente de mineração a céu aberto. Apresenta-se a metodologia e algoritmos do simulador de maneira genérica, possibilitando sua replicação e implementação futura em qualquer plataforma. A implementação feita como parte da pesquisa desenvolvida demonstrou a boa qualidade das simulações, quando comparadas a situações reais, e viabilizou a criação de diversos cenários de operação com caminhões autônomos, culminando na identificação de ganhos de produtividade de até 10%, associados à maior estabilidade operacional esperada com equipamentos autônomos em comparação com operadores humanos.
  • Item
    Um comparativo de metodologias no planejamento de lavra : sequenciamento direto de blocos vs. planejamento tradicional.
    (2017) Campos, Pedro Henrique Alves; Cabral, Ivo Eyer; Arroyo Ortiz, Carlos Enrique; Cabral, Ivo Eyer; Nader, Alizeibek Saleimen; Sousa, Wilson Trigueiro de
    Desde o desenvolvimento do algoritmo de Lerchs-Grossmann em 1965, consolidou-se o processo do planejamento de lavra tradicional, que consiste nas seguintes etapas: determinação dos limites da cava final, seleção de pushbacks intermediários e agendamento da produção. Apesar desse método ser muito utilizado na indústria e aceito pela comunidade científica, o algoritmo não considera o fator do custo de oportunidade, ao se basear em blocos valorados com o pressuposto de que são lavrados todos no período de tempo atual. Essa metodologia consiste de etapas que, mesmo otimizadas separadamente, podem não o ser quando em conjunto. Com os avanços tecnológicos computacionais, a técnica do sequenciamento direto de blocos vem crescendo. Esta técnica integra todas as fases e soluciona o problema do planejamento de lavra como um todo, melhorando os resultados econômicos do projeto. BOS2M é uma dessas ferramentas, que define ao mesmo tempo, em um modelo de blocos, quais deles extrair, quando e como processá-los, respeitando as restrições existentes. Um estudo comparativo das duas metodologias aplicadas a uma mina real brasileira de ferro é apresentado, com as análises das vantagens e limitações de cada uma. Também é apresentado a operacionalização dos quinquênios e um plano anual do primeiro período quinquenal de cada projeto. De modo geral, a dificuldade de implementação de todas as restrições operacionais no sequenciamento direto de blocos consiste, atualmente, no maior obstáculo para a maior inserção dessa metodologia na indústria. O sequenciamento anual do primeiro quinquênio, realizado como tentativa para tornar esse planejamento operacional, comprova que os resultados econômicos provenientes dessa técnica são bem superiores ao do método convencional de planejamento.
  • Item
    Simulação da operação de carregamento e transporte numa mina a céu aberto de carvão.
    (2017) Mambo, Ivo Fernando; Curi, Adilson; Cabral, Ivo Eyer; Cabral, Ivo Eyer; Arroyo Ortiz, Carlos Enrique
    Este trabalho, visa estudar o sistema produtivo de carregamento e transporte de uma mina de carvão a céu aberto, dentro da bacia carbonífera de Moatize, localizada na Província de Tete em Moçambique. O nome da companhia não é publicado neste trabalho, por razões sigilosas. O principal desafio da mina é alcançar as metas planejadas, de produção e de utilização dos seus recursos, com intuíto de incrementá-las. Desta forma, para estudar este sistema foi construído e validado um modelo de simulação computacional utilizando o software ARENA 14.0. A validação consistiu na comparação do histórico de produções da mina com os resultados gerados por este. Foram simulados os cenários 1 e 2, visando identificar gargalos e analisar o nível de exequibilidade do plano de movimentação das massas com cinco máquinas de carregamento, treze caminhões, dois pontos de descarga na PDE, um ponto de descarga na Haulroad (acessos principais) e um ponto de descarga no Rompad (pátio de estocagem de minério) em 498 e 440 horas respectivamente. Para contornar os gargalos identificados, foram simulados os cenários 3 e 4. O CENÁRIO 3 visa análisar a movimentação de massas com cinco máquinas de carregamento, treze caminhões, três pontos de descarga na PDE, um ponto de descarga na Haulroad e um ponto de descarga no Rompad em 498 horas. O CENARIO 4, visa também analisar a movimentação de massas com quatro máquinas de carregamento, treze caminhões, três pontos de descarga na PDE, um ponto de descarga na Haulroad e um ponto de descarga no Rompad em 498 horas. Os resultados desses cenários, mostraram um incremento de produção, da utilização das carregadeiras e conduziram ao número ideal de pontos de descargas na PDE, o que resultou na redução de filas no sistema e no cumprimento das metas planejadas. Desta forma, os objetivos da pesquisa foram alcançados.
  • Item
    Análise da influência da incerteza geológica no planejamento de lavra.
    (2016) Souza, Rafael Alvarenga de; Cabral, Ivo Eyer; Cabral, Ivo Eyer; Sousa, Wilson Trigueiro de; Arroyo Ortiz, Carlos Enrique
    Processos voltados ao mapeamento dos possíveis riscos no planejamento de lavra e na recuperação do minério são constantemente utilizados na indústria mineira visando uma tomada de decisão mais correta com base nas informações disponíveis. Entretanto, nem sempre é possível conhecer o comportamento do risco de todas as condições de contorno de um projeto, possibilitando assim, que pequenas variações de determinadas condições possam ter um impacto significativo sobre seu retorno final. Dentre as inúmeras incertezas existentes em um projeto de mineração (operacionais, custos, variações de mercado, etc), vários autores colocam a incerteza geológica como um dos principais fatores de insucesso de um projeto. Mensurar e avaliar a incerteza geológica de um projeto de planejamento de lavra é uma etapa bastante importante uma vez que o risco calculado pode ser traduzido como um risco financeiro ao qual o empreendimento está exposto. Assim, o papel da simulação geoestatística é possibilitar a previsão do risco referente à incerteza geológica inerente ao projeto através da reprodução e comparação de vários cenários equiprováveis do modelo geológico. Este trabalho avalia o impacto da variabilidade geológica no planejamento de lavra em um depósito de cobre em um estudo de caso realizado na etapa de otimização de cava. Os resultados obtidos com o estudo de caso comprovam que a utilização da simulação geoestatística para tal finalidade resulta em um procedimento simples e eficiente com um acréscimo significativo de confiabilidade para o projeto de planejamento de lavra. Também é apresentado como o tipo de depósito (forma e distribuição de teores) juntamente com a suavização proporcionada pela krigagem ordinária pode influenciar no planejamento de lavra, gerando assim, possíveis resultados distantes da realidade do depósito.