DEMIN - Departamento de Engenharia de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/510

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Item
    Estimativa da quantidade de mercúrio usada em uma mina de ouro abandonada e avaliação das técnicas de remediação da área contaminada, em Descoberto – MG.
    (2019) Miranda, José Fernando; Lima, Hernani Mota de; Curi, Adilson; Lima, Hernani Mota de; Prado Filho, José Francisco do; Lacerda, Carla Maria Mendes; Flores, José Cruz do Carmo; Silva, Valdir Costa e
    A contaminação de solos por metais pesados tem gerado dois grandes problemas em nível mundial. Primeiro, devido à perda do valor do solo e segundo, referente ao risco à saúde das pessoas próximas aos locais contaminados. Em 2002, uma quantidade significativa de mercúrio, oriunda de uma mina de ouro abandonada, foi encontrada numa área rural do município de Descoberto/MG. Durante quase 12 anos, os órgãos fiscalizadores, a par de muitos estudos, limitaram-se a interditar a área, construir caixas de sedimentação, canais de drenagem e barreira de contenção. Medidas meramente paliativas que sequer tocaram o cerne do problema. Em 2014, o Ministério Público Estadual, mediante Ação Civil Pública, que citou o Estado de Minas Gerais e a Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) como responsáveis pela gestão do passivo e exigindo a implementação de um projeto de remediação para a área contaminada, adotando a filosofia aplicada para fechamento de mina. A alternativa técnica de remoção do solo contaminado e disposição em aterro Classe I, considerando o cenário vigente à época, foi apresentada pela GEOKLOCK Consultoria e Engenharia Ambiental Ltda., e aprovada pela FEAM sem avaliação de outras técnicas. Este estudo buscou entender como se deu a contaminação, estimou a provável quantidade de mercúrio lançada no meio ambiente (1344 kg), e aquela ainda existente na área contaminada (820 kg). Visando a subsidiar a tomada de decisões por parte dos Órgãos Gestores da descontaminação, este estudo avaliou alternativas de remediação da área além daquela aprovada pela FEAM, mediante uma análise de custo/eficiência. O método eletrocinético apresentou o menor custo unitário, US$ 120,00/t e US$ 260,00/t, conforme se utiliza o menor e o maior custo absoluto, respectivamente. A concentração de Hg residual, após quatro ciclos da técnica eletrocinética, resultaria 1,28 mg(Hg)/kg(solo), ligeiramente superior ao limiar admissível para solo agrícola, que é de 1,2 mg(Hg)/kg(solo).
  • Item
    Disposição de estéril em cava : um estudo de caso.
    (2016) Faria, Luciana Rodrigues de; Curi, Adilson; Curi, Adilson; Zanetti, Eunírio Fernandes; Sousa, Wilson Trigueiro de
    A atividade da mineração é a base para o desenvolvimento social e econômico da sociedade, mas, apesar de sua importância, é um setor sempre lembrado pelos problemas com as questões ambientais. Desta maneira, este trabalho busca a conciliação entre o conceito de sustentabilidade ambiental e a mineração, com o uso consciente e sustentável da natureza. Esta dissertação pretende discutir a inclusão de parâmetros ambientais na atividade de lavra, aliando o aspecto técnico ao ambiental, através da avaliação da disposição de estéril dentro da cava simultaneamente à lavra, método este que aqui será chamado “Sequenciamento Verde”. Com os resultados obtidos, foi possível a análise desta metodologia em três diferentes vertentes: comparação econômica entre o método tradicional e o proposto, possíveis ganhos ambientais e possibilidade de esterilização de reservas.
  • Item
    Estudo de alternativas locacionais de pilhas de estéril como estratégia de sustentabilidade.
    (2015) Pires, Laerte Cardoso; Lima, Hernani Mota de; Lacerda, Carla Maria Mendes; Sousa, Wilson Trigueiro de
    Este trabalho apresenta um estudo de caso no qual foram comparadas alternativas locacionais de um arranjo geral de pilhas de estéril para uma mina a céu aberto de minério de ferro, localizada no Estado de Minas Gerais, Brasil. As alternativas foram comparadas para servir de base para a tomada de decisão na escolha de possíveis locais para se implantar pilhas de estéril em um arranjo geral que estava sendo revisado no ano de 2010. A revisão partiu da necessidade de se melhorar os fatores de estabilidade física das pilhas de estéril, reduzir a área ambientalmente impactada e reduzir o custo final de implantação. Para tanto, a proposta de implantação de pilhas sugeriu a troca de 03 pilhas de estéril que seriam implantadas em áreas de vales fora das cavas para um novo arranjo de pilhas de estéril agora locado em setores já exauridos dentro de 03 cavas. Dessa forma, houve ganhos significativos com relação à melhora na estabilidade física das pilhas, ganhos com menor impacto ambiental e a redução de custo final de implantação entre as demais alternativas locacionais estudadas, já que agora o novo arranjo atende aos novos conceitos de sustentabilidade.
  • Item
    Fechamento de mina : aspectos técnicos, jurídicos e socioambientais.
    (Editora UFOP, 2012) Flores, José Cruz do Carmo; Lima, Hernani Mota de
  • Item
    A mineração de brita na região metropolitana do Rio de Janeiro.
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2005) Silva, João Antônio Prado; Sousa, Wilson Trigueiro de
    A mineração de brita fornece matéria prima utilizada diretamente na construção civil, permitindo a execução de obras básicas de infra-estrutura, edificações e pavimentações em geral, exercendo papel fundamental no desenvolvimento urbano. Em contrapartida, tal desenvolvimento, juntamente com a necessidade da proximidade fornecedor-consumidor, tem aproximado a população dos empreendimentos mineradores (pedreiras) e dos impactos gerados pela extração do mineral, tais como emissão de poeiras, ruídos e vibrações. A Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) constitui-se num nítido exemplo de desenvolvimento acelerado e dos conflitos de interesse associados à mineração de brita. Este trabalho analisa a viabilidade da mineração de brita na RMRJ em seus múltiplos aspectos, através da geração de um diagnóstico dessa atividade, bem como de suas interações econômicas, ambientais e sociais. Para tal, o método utilizado consistiu no levantamento de informações, através de pesquisa extensiva e de um levantamento de dados junto às empresas mineradoras, através de visitas técnicas. Com base nas informações coletadas, foi possível gerar um mapa de localização das pedreiras da RMRJ, além de um levantamento dos impactos ambientais, técnicas de lavra e instrumentos de controle ambiental e recuperação de áreas degradadas pela atividade. De acordo com os resultados obtidos, dentre as empresas visitadas na RMRJ, todas possuem Plano de Controle Ambiental (PCA) e Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), que contemplam basicamente projetos e medidas mitigadoras de atenuação e controle dos impactos ambientais (positivos e negativos) decorrentes da operação do empreendimento. Através do presente trabalho, é possível concluir que a mineração de brita enfrenta um momento delicado na RMRJ, sofrendo pressões da população e dos órgãos responsáveis pelo licenciamento ambiental, devido ao seu caráter impactante. Apesar de difícil, a solução para o impasse se faz necessária em virtude da necessidade de infra-estrutura e da limitação imposta pela localização do bem mineral e é possível, desde que haja comunicação entre os órgãos públicos e os empreendedores. Essa comunicação deve ser traduzida em um planejamento adequado e realista, através de medidas que vão desde a capacitação técnica e comprometimento com o meio ambiente, por parte dos mineradores, e políticas públicas de subsídio ao setor. Essa interação deve ter como único alvo a melhoria da q ualidade de vida da população, garantida pelo desenvolvimento ambientalmente responsável.
  • Item
    Propostas de medidas de controle ambiental para a revitalização da área urbana do distrito de Fidalgo em Pedro Leopoldo – MG.
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2011) Garcia, Valéria Campos; Curi, Adilson
    A relação entre lavras de rochas ornamentais e espaço urbano tem se tornado conflituosa devido aos impactos diretos causados pelas mesmas, tanto durante o processo de lavra quanto de beneficiamento. Desta forma, a revitalização de espaços públicos que sofrem com a degradação ambiental causada pela mineração surge com o intuito de resquardar e recuperar esses locais. Neste contexto, encontra-se inserido o distrito de Fidalgo em Pedro Leopoldo – MG, região onde se concentra o mais tradicional e importante comércio da “Pedra Lagoa Santa” beneficiada. Todas as serrarias que fazem o beneficiamento da rocha supracitada encontram-se inseridas dentro da área urbana do distrito em questão. Além disso, o distrito é margeado pela Lagoa do Sumidouro que faz parte do Parque Estadual do Sumidouro. O distrito de Fidalgo também faz parte de um dos carstes mais importantes do mundo, o Carste de Lagoa Santa. Por constituir-se de terrenos cársticos, é motivo suficiente para chamar a atenção de todos os seguimentos envolvidos direta ou indiretamente, no sentido de procurar dividir responsabilidade quanto ao seu uso racional. A falta de planejamento e o compromisso com o meio ambiente fazem com que os impactos ambientais (ruído, assoreamento da Lagoa do Sumidouro, descarte de resíduos em área urbana, etc) causados pelo beneficiamento afetem diretamente a área urbana do distrito. Desta forma, este trabalho de dissertação de mestrado visa apresentar mecanismos de controle ambiental que possam minimizar os impactos ambientais causados pelas atividades minerarias ali inseridas. Para isso, foi realizado um diagnóstico ambiental tendo como auxílio as ferramentas do software de geoprocessamento ArcGis 9.2. Através dessa ferramenta foi possível gerar o Modelo de Elevação do Terreno (MET), difinir áreas de APPs, obter uma dimensão real das locações das serrarias, construir mapas hidrográficos, etc. Através dos dados obtidos, foi possível relacionar o espaço onde as serrarias estão inseridas com os impactos causados pelas mesmas, e assim, propor medidas para redução dos impactos e consequente revitalização do distrito de Fidalgo.
  • Item
    Desenvolvimento de um aplicativo para estimativa de custo de fechamento de mina.
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2005) Guimarães, Roberto Braulio; Lima, Hernani Mota de
    A estimativa de custo é um dos itens de maior importância no plano de fechamento de mina. Um dos propósitos de uma estimativa de custos de fechamento de mina é assegurar a existência de fundos, suficientes para uma adequada recuperação de todas as áreas afetadas pelas operações mineiras. Estimativas de custos de fechamento de mina devem incluir os custos de reabilitação das áreas degradadas e a desativação de estruturas da mina não apropriadas para o uso futuro da área, bem como, os custos de mobilização, engenharia e projetos e contingenciais. Neste trabalho buscou-se o desenvolvimento de um aplicativo (Software), em ambiente DELPHI, para estimativa de custos de fechamento de mina, denominado CESCFEM. Espera-se com este programa a disponibilidade de uma ferramenta de estimativa dos custos de fechamento de mina, não só para empresas de mineração, mas também para os órgãos governamentais para avaliação dos planos a eles submetidos.