DEMIN - Departamento de Engenharia de Minas
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Item Um sistema para o planejamento de produção e vendas de uma empresa mineradora.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2007) Alves, José Maria do Carmo Bento; Souza, Marcone Jamilson FreitasEste trabalho trata do Problema de Planejamento da Produção e Vendas de uma Mineradora referente a uma empresa brasileira do setor extrativo. Neste problema, minérios provenientes de diversas Instalações de Tratamento de Minérios, chamados de Produtos Primários, são “blendados” (misturados) com objetivo de comporem os produtos de venda, chamados de Produtos Finais. As decisões são tomadas por trimestres em um horizonte de planejamento de um ano. É proposto um modelo baseado na programação linear por metas para sua resolução. Esse modelo foi implementado no modelador e otimizador LINGO 10.0 e embutido em um sistema desenvolvido na linguagem Visual Basic for Applications do Microsoft Excel XP. Resultados computacionais mostram que o sistema desenvolvido é capaz de gerar soluções ótimas rapidamente, possibilitando ao usuário analisar vários cenários antes da tomada de decisão.Item Métodos de otimização multiobjetivo e de simulação aplicados ao problema de planejamento operacional de lavra em minas a céu aberto.(Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2011) Pantuza Júnior, Guido; Souza, Marcone Jamilson FreitasEste trabalho tem seu foco no problema de planejamento operacional de lavra de mina a céu aberto, considerando alocação dinâmica de caminhões. Considera-se a existência de uma frota heterogênea de caminhões, a existência de dois pontos de descarga para o material lavrado, sendo o britador para descarga de minério e a pilha de estéril para descarga de estéril. O tempo de ciclo dos equipamentos tamb ém foi considerado como um parâmetro que depende da frente de lavra, do tipo de caminhão e do tipo de material transportado. Para sua resolução, propõe-se uma abordagem multiobjetivo, uma vez que o problema é constituído de diversas metas con itantes. São propostos um modelo de programação linear por metas, um algoritmo genético multiobjetivo híbrido baseado no algoritmo genético multiobjetivo NSGA II, assim como um modelo de simulação computacional para validar os modelos exato e heurístico, bem como para fazer o sequenciamento das viagens realizadas pelos caminhões. Os experimentos computacionais mostram a efetividade da proposta.