DEMIN - Departamento de Engenharia de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/510

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Kaolinite removal from bauxite by flotation.
    (2016) Rodrigues, Otávia Martins Silva; Peres, Antônio Eduardo Clark; Henriques, Andréia Bicalho; Amorim, Bárbara Gonçalves
    This paper presents a potential condition to separate kaolinite through flotation when it is present in bauxite ore. This research anticipates a Brazilian industry requirement, considering the tendency towards the need for aluminosilicates removal from bauxite ores, as has already occurred in China. Kaolinite is the most abundant aluminosilicate, and gibbsite is the main aluminum bearing mineral in Brazilian bauxite ores. The first step was a fundamental study involving microflotation experiments with pure samples of kaolinite and gibbsite. Ammonium quaternary salts and amines were used as the collector and corn starch as the depressant. In a fundamental study, the best conditions determined in the first step were evaluated for the flotation of kaolinite from bauxite ore using laboratory scale experiments. Tests with AQ142/starch (pH 10) and CTAB (pH 7) led to satisfactory results. In general, the highest values of alumina/silica mass ratio were obtained with AQ142/starch and the highest values of mass recovery and metallurgical recovery were achieved with CTAB.
  • Item
    Sedimentação de resíduo Bayer utilizando floculantes hidroxamatos e poliacrilamida.
    (2003) Góis, Cristiane Corradi; Lima, Rosa Malena Fernandes; Melo, Antônio Cardoso
    A sedimentação de lamas vermelhas resultantes da digestão de bauxitas pelo processo Bayer é uma etapa importantíssima para a eficiência da separação sólido/ líquido nas plantas industriais de alumina. Nesse trabalho foi feito um estudo comparativo da sedimentação de uma amostra de resíduo Bayer (concentração de sólidos de 43 g/l) proveniente da planta industrial de Poços de Caldas, utilizando floculantes hidroxamatos e poliacrilamida comerciais. Através desses estudos observou-se que a taxa de sedimentação obtida com a poliacrilamida alcançou valores entre 15 e 30 m/h para concentrações bem menores que os hidroxamatos, porém a capacidade de clarificação da mesma foi bem inferior que a dos hidroxamatos. Misturas de poliacrilamida e hidroxamato podem propiciar melhores resultados em termos de taxa de sedimentação e clarificação do “overflow”.
  • Item
    Seleção de caminhões rodoviários para mineração utilizando a metodologia de auxílio multicritério à decisão : estudo de caso: mineração de bauxita.
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Sousa Junior, Wilson Trigueiro de; Cabral, Ivo Eyer
    Em todos os empreendimentos minerários, um fator que merece estudos econômicos prévios são os custos de transporte relacionados ao empreendimento, sejam estes custos logísticos internos ou externos, acarretando grande peso no lucro líquido. Assim, se faz muito importante nas fases de aquisição ou substituição de frotas de transporte, estudos de viabilidade econômica para se determinar a melhor combinação de equipamentos de carga e transporte (interno/externo) que atendam às demandas de produção com um menor custo, avaliando as alternativas existentes para aquisição no mercado. O presente trabalho utilizou um estudo de caso de seleção de caminhões rodoviários para o transporte do ROM (run of mine) em uma mineradora de bauxita do Estado de Minas Gerais, utilizando-se da metodologia de auxílio multicritério à decisão (MCDA em inglês ou AMD em português). Durante o estudo de caso três questões chaves foram selecionadas, respondendo às principais incertezas para a aquisição de equipamentos: qual modelo comprar, qual a quantidade mínima a ser adquirida e por quanto tempo permanecer com o equipamento. Para responder a primeira pergunta percebeu-se que, no estudo de caso, a diferença financeira entre as alternativas avaliadas não justificava a aquisição de uma em relação à outra. Foi constatado que a resposta às duas últimas perguntas deve ser realizada com cálculos e análises quantitativas, considerando-se dados financeiros. Assim, fatores qualitativos deveriam ser considerados no processo de decisão. Partindo da premissa de igual poder de escolha das alternativas, a utilização do AMD possibilitou a quantificação de dados qualitativos no processo de tomada de decisão. Com esse propósito, foi criada uma metodologia capaz de ser adaptada para atender a novos processos de aquisição/substituição de equipamentos em empresas mineradoras, considerando a possibilidade de se utilizar e especificar fatores importantes e subjetivos durante o processo de decisão da seleção desses equipamentos.