DEMIN - Departamento de Engenharia de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/510

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Development of a low-cost device for monitoring ventilation parameters (temperature, humidity and pressure) in underground environments to increase operational safety using IoT.
    (2022) Santos, Rita de Cássia Pedrosa; Silva, José Margarida da; Albergaria Junior, Walter; Pinto, Cláudio Lúcio Lopes; Oliveira, Michel Melo; Mazzinghy, Douglas Batista
    The important role of ventilation in underground mines is to ensure safety and adequate environmental conditions in all accessible areas of a mine. This research aims to develop lowcost solutions for monitoring ventilation parameters in underground mines using the Internet of Things (IoT). A comparison between standard measuring equipment and a new low-cost wearable monitoring device prototype was performed, and the variables measured in an underground mine were pressure, temperature, and relative humidity. The results in all surveys indicate that the wearable monitoring device prototype can properly be used for continuous monitoring of the underground environment. The standard measurement devices for underground mines should continuously be used by mining companies as requested by local legislation. The low-cost wearable monitoring device developed should be viewed as a redundant measurement device for operators’ safety. The constant innovations in technology can support mining operators in anticipating problems, improving productivity, ensuring safety, and meeting standards at low investments.
  • Item
    Análise dos entraves para a criação de um arranjo produtivo local (APL) de base mineral da pedra-sabão na região de Ouro Preto, Minas Gerais.
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2009) Santos, Rita de Cássia Pedrosa; Sousa, Wilson Trigueiro de
    O presente estudo trata da análise dos entraves para a criação de um Arranjo Produtivo Local (APL) de base mineral para a pedra-sabão na região de Ouro Preto. A rocha ornamental esteatito, comercialmente conhecido como pedra-sabão, é explotada na região de Ouro Preto, constituindo um fator de desenvolvimento regional vinculado ao artesanato e à fabricação de panelas, balaustres, lareiras, etc. que agregam valor aos produtos e geram emprego e renda. Entretanto, inúmeros problemas que incluem a ilegalidade das mineradoras ou áreas produtoras frente ao DNPM e agências ambientais, informalidade do processo produtivo, desarticulação do setor produtivo com o artesanato e a indústria do turismo, processo produtivo arcaico, questões fundiárias, entre outros, constituem entraves ao pleno desenvolvimento da indústria da pedra sabão na região. A criação de um APL para a pedra sabão é defendida por órgãos governamentais como uma alternativa para a solução destes problemas. A estruturação de ações na formação de um APL visa promover a competitividade e a sustentabilidade dos micro e pequenos negócios, estimulando processos locais de desenvolvimento por meio de um padrão de organização que se mantenha ao longo do tempo, a promoção de um ambiente de inclusão social e cooperação entre os atores do território. Este estudo apresenta e discute os entraves acima mencionados e inclui outros como a dificuldade de obtenção de matéria prima, a ausência de cooperativismo, a falta de conhecimento do mercado, a dificuldade em alugar equipamentos para explotação e ainda os riscos ao meio ambiente e à saúde dos artesãos e mineradores.