DEMIN - Departamento de Engenharia de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/510

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Estudo de reagentes alternativos ao sulfeto de sódio na flotação de zinco.
    (2021) Lopes, Blenda Wyslia MagriI; Stopa, Isabela dos Santos; Dores, Rafael Pereira das; São José, Fábio de; Ramos, Kennedy da Silva; Pereira, Carlos Alberto
    O zinco tornou-se um metal indispensável no âmbito produtivo e econômico da sociedade atual. Suas aplicações são variadas e se expandem desde a agricultura até a galvanização de ligas de aço. O método de concentração de zinco mais utilizado é a flotação que se trata de uma técnica complexa e que requer a utilização de reagentes químicos específicos e restritos como, por exemplo, o sulfeto de sódio. Como não há produção do reagente no Brasil, o sulfeto de sódio é importado da China e, consequentemente, gera um aumento dos custos de processo. Esse artigo fundamenta-se no estudo da substituição do sulfeto de sódio e para isso realizou-se ensaios de flotação em bancada variando tipos de reagentes ativadores e coletores. Os reagentes testados foram: combinação do sulfidrato com hidróxido de sódio, sulfidrato modificado com hidróxido de sódio (fornecido pela empresa Pietsch) e emulsão de amina e diesel. Os resultados confirmaram o enorme potencial da emulsão de amina e diesel como coletor na flotação do minério e o sulfidrato associado ao hidróxido de sódio como ativador. Entretanto, os testes em que se utilizou o sulfidrato modificado como ativador mostraram-se ineficientes para tal substituição.
  • Item
    Estudo da flotação coletiva de sulfetos de zinco-chumbo.
    (2015) São José, Fábio de; Pereira, Carlos Alberto; Rodrigues, Otávia Martins Silva
    As ocorrências de zinco e chumbo podem apresentar características geológicas muito contrastantes,sendo a existência de sulfetos subordinados a uma matriz de base composicional diversa, a mais complexa forma para processamento, pois é caracterizada pelo baixo teor dos sulfetos no minério e a necessidade de duas rotas de processamento, uma visando à concentração dos silicatos portadores de zinco via flotação e, outra dedicada somente aos sulfetos de zinco-chumbo como co-produto também por flotação. A flotação de minerais sulfetados está restritamente correlacionada às ações dos chamados coletores sulfidrílicos, nos quais o enxofre possui papel fundamental nos mecanismos de adsorção do coletor, e outra característica está ligada às intensas oxidações que podem sofrer os minerais sulfetados e, portanto corroborar com o baixo desempenho do processo.Nesse trabalho,foram realizados ensaios de flotação em bancada utilizando combinações de reagentes e modulação de pH na busca por melhorias no processo de concentração coletiva de sulfetos de zinco e chumbo existentes no minério de zinco silicatado de Vazante, Minas Gerais. Os resultados confirmaram a importância do amil xantato de potássio na flotação do sulfeto de zinco, garantindo recuperação superior a 95% de Zn com teor igual a 12,86% quando auxiliado por óleo diesel (flotação extensora convencional). Assim como os maiores teor de Pb (8,25%) e Ag(585,97ppm) quando em mistura com dialquil ditiofosfato de potássio (2:1).Todos os ensaios representaram etapa única de flotação de desbaste, sendo pH 9 e potenciais eletroquímicos menos negativos como características dos sistemas com melhores resultados.