DEMIN - Departamento de Engenharia de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/510

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Aplicações de ferramentas de simulação em operações mineiras para determinação de índices operacionais utilizados em planos de lavra adaptados ao estudo de caso da Mineração Casa de Pedra - CSN (Congonhas/MG).
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Rodovalho, Edmo da Cunha; Cabral, Ivo Eyer
    O foco principal deste trabalho são as atividades necessárias para a elaboração dos planos de lavra da Mineração Casa de Pedra. Trata-se de uma mina de ferro localizada na cidade de Congonhas, Minas Gerais, Brasil. Esta mina pertence à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Os estudos se concentram nas operações de carga e transporte de mina, pois são recursos fundamentais para a execução de planos de lavra. O objetivo principal do trabalho é a melhoria da qualidade dos planos de lavra de curto prazo utilizando técnicas de regressões lineares múltiplas e de simulação para estimativa de índices de produtividade horária das referidas operações unitárias. Estas estimativas oferecem altos índices de precisão, o que aumenta a qualidade das informações de entrada para elaboração dos planos de lavra de curto prazo. Para a realização das análises e estudos de regressões lineares múltiplas foi utilizado o software MINITAB 16®, enquanto o modelo de simulação foi desenvolvido via sistema de despacho eletrônico. O intuito foi estimar a produtividade horária utilizando parâmetros ligados às etapas das operações unitárias envolvidas no estudo. Essas estimativas são utilizadas como premissas para a elaboração dos planos de lavra. O estudo é estruturado em cinco etapas, estimativa de índices de produtividade horária via regressão linear múltipla, confecção do plano de lavra com base nas estimativas, comparação entre os índices reais e os estimados via regressão, construção do modelo de simulação utilizando o mesmo banco de dados adotado pelos estudos de regressão linear múltipla, comparação entre os resultados obtidos pelo modelo e os dados reais. A validação das estimativas via regressão é feita através da comparação com os resultados indicados pelo modelo de simulação e pelos dados reais. As análises indicam que as técnicas de estimativa via regressão linear múltipla são eficazes para suporte à tomada de decisões e ainda torna os planos de lavra mais exequíveis.