DEMIN - Departamento de Engenharia de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/510

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Espaço social destinado ao exercício e à difusão da leitura, cultura e cidadania.
    (2016) Pires, Tiago; Freire, Camila; Silva, Fabiano Gomes da; Silva, Francielle Gomes; Pereira, Carlos Alberto
    O acesso aos produtos literários na sociedade brasileira não se dá de forma igualitária. Existem vários fatores que contribuem para esse quadro, por exemplo: as desigualdades típicas de uma formação de capitalismo tardio com histórica concentração de renda e capital; a indisponibilidade de bibliotecas públicas nas periferias dos grandes centros e em cidades pequenas e médias; as diferenças de qualidade da educação básica ofertada às crianças e aos jovens das classes trabalhadoras; as disparidades culturais e simbólicas na apropriação da leitura entre as classes sociais. Nesse sentido, as políticas institucionais de construção e o fomento de bibliotecas comunitárias ganham importância decisiva na mitigação de parte desse quadro de desigualdade de acesso. Por isso, o DEMIN/UFOP, o IFMG - Ouro Preto e as comunidades dos bairros Saramenha de Cima e Morro São Sebastião, em Ouro Preto/MG, decidiram implantar e manter duas bibliotecas comunitárias para ampliar e dinamizar as oportunidades de leitura e estudo entre crianças, jovens, adultos e idosos. O foco nas bibliotecas é o desenvolvimento de atividades de estímulo à leitura, reforço escolar e ações culturais e sociais. Isso tem concorrido para melhorias na leitura e interpretação dos estudantes atendidos, na transformação do espaço de leitura em local de práticas culturais e para viabilização do acesso à produção literária brasileira e estrangeira clássica e a mais recente.
  • Item
    Construindo a história dos bairros : um diálogo entre memória e educação.
    (2014) Pires, Tiago; Pereira, Carlos Alberto
    Na contemporaneidade, a grande produção de informação faz com que os saberes e memórias do passado sejam substituídos pela constante inovação midiática, pautada em relações voláteis típicas da pós-modernidade. Durante grande parte da história do Brasil, a valorização de saberes, memórias e lugares somente ocorreu quando esses eram referentes às grandes personalidades, na maioria das vezes pertencentes à elite econômica. Em meio a esse contexto, desenvolvemos um projeto de pesquisa que objetivava resgatar as memórias, histórias e culinárias de bairros periféricos de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Visando valorizar esses saberes e sujeitos, iniciamos um processo de investigação, pautado na metodologia da história oral e do ensino de História por projetos, envolvendo os alunos da rede pública, bem como professores e historiadores. A pesquisa foi desenvolvida entre 2008 e 2011, resultando na construção de um livro com fins didático-pedagógicos, intitulado “Saramenha: memórias, histórias e culinária”.